CONTEXTO INTERNACIONAL

 

Data 20/04/10

Atualmente, vários países no mundo fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Os países membros da União Européia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Conforme observado acima, atualmente todos os países do chamado "cone sul" adotam a medida, principalmente ante as dificuldades de suprimento energético interno sentidos pela Argentina e pelo Uruguai, nos últimos anos. A seguir é apresentado um quadro sintético das principais características de adoção da medida nesses países para o período 2009/2010:

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE A ADOÇÃO DE HORÁRIO DE VERÃO NOS PAÍSES E TERRITÓRIOS NA REGIÃO DO CONE SUL DA AMÉRICA DO SUL

–PERÍODO 2009/2010

Outra observação relevante é de que boa parte dos países que adota a medida está situada nas regiões consideradas como tropicais, como o Brasil e o Paraguai, na América do Sul, Cuba, Honduras, Guatemala e Haiti, na América Central, o México, na América do Norte, a Austrália, na Oceania, o Egito e o Marrocos, na África.

Nos Estados Unidos, a medida se consolida no chamado "Daylight Saving Time", que começa normalmente no primeiro domingo de abril e dura até o último domingo de outubro. Mas, assim como nas demais regras e regulamentos, os estados da Federação tem certa autonomia para definir as regras do horário de verão.

Na União Européia também é adotado o "horário de verão", iniciando-se à uma hora da Hora Universal ("Greenwich Mean Time"), no último domingo de março, e finalizando-se no último de outubro, assim como nos Estados Unidos.

A Austrália e o Brasil adotam a medida apenas em parte do seu território na maioria das vezes, devido aos aspectos técnicos da própria aplicação. Como parte do território destes países está localizada próxima à Linha do Equador, as diferenças de luminosidade entre as estações do ano são bem menos acentuadas, oferecendo condições técnicas menos favoráveis para a aplicação da medida.

Confira um mapa geral dos países que adotam o horário de verão no mundo.

 

Ministério de Minas e Energia