O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, participou em 30 de abril último, da 201ª Sessão Ordinária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). Vidigal é o novo titular e representante do Ministério de Minas e Energia (MME), no grupo que é composto por 14 órgãos, entre Ministérios e vinculados do Governo Federal.
Na oportunidade, o secretário reforçou, dentro das competências do MME, seu interesse em estar mais próximo das ações desenvolvidas no mar e, ainda, a importância destas ações desenvolvidas pelo ministério e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) junto à CIRM. Na reunião foram discutidos diversos temas relacionados ao mar, tais como: recursos vivos marinhos, biotecnologia marinha, observação e monitoramento dos oceanos, pesquisas científicas marinhas, formação de recursos humanos em ciências do mar, presença brasileira no continente antártico, uso compartilhado do ambiente marinho, recursos minerais em área sob jurisdição nacional e em área internacional, limites da plataforma continental, pesca e aquicultura, gerenciamento costeiro, entre outros.
Nos temas relacionados aos recursos minerais de atuação mais intensiva do MME, foram discutidas as atividades que o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) está desenvolvendo na Elevação do Rio Grande - área marítima distante 1.500 quilômetros da costa brasileira. Os trabalhos são desenvolvidos no âmbito do projeto de Prospecção e Exploração de Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial - PROAREA, que tem como objetivo identificar e avaliar a potencialidade mineral de áreas com importância econômica e político-estratégicas para o Brasil, localizadas nessa região.
Elevação do Rio Grande - Desde 2009, o Serviço Geológico do Brasil vem estudando essa área, principalmente com a Marinha do Brasil. Os estudos iniciais demonstraram que o local possui indícios de áreas ricas em cobalto, níquel, manganês, fosfato, platina até minérios utilizados na indústria de alta tecnologia, como terras raras. Em 2015, a CPRM realizou um contrato de exploração mineral de crostas cobaltíferas ricas em cobalto junto à Autoridade Internacional dos Fundos Marítimos (ISBA - em inglês), e recebeu a autorização deste órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para executar os trabalhos contidos no Plano de Trabalho entregue à esta Autoridade (ISBA).
Com relação ao REMPLAC (Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira), o coordenador-geral de Geologia e Recursos Marinhos do Ministério, José Luiz Ubaldino de Lima, informou que as atividades realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) continuam em andamento. São três projetos específicos de avaliação de potencialidade mineral: Projeto Fosforita, desenvolvido na costa do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul; Projeto Diamante, desenvolvido no sul da Bahia; e Projeto GRANMAR, na costa do Nordeste. Os projetos deverão ser revisados para o próximo Plano Plurianual e Plano Setorial para os Recursos do Mar.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61)2032-5620ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com