Voltar

MME abre consulta pública sobre eficiência de Ventiladores de Teto

O Ministério

MME abre consulta pública sobre eficiência de Ventiladores de Teto

Contribuições podem ser enviadas até dia 20 de março

publicado: 17/02/2017 16:24,
última modificação: 17/02/2017 16:29

O Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública a regulamentação específica da eficiência energética de ventiladores de teto. O objetivo é receber contribuições da sociedade civil e do setor para instituir regras sobre consumo de energia nos produtos fabricados e comercializados no País. A Portaria Interministerial nº49 foi publicada no dia 30 de janeiro.

Quem tiver interesse em participar da Consulta Pública deve mandar suas contribuições até o dia 20 de março deste ano no ambiente disponibilizado pelo MME, mediante cadastro prévio.

Já para participar da Audiência Pública, em 22 de março, é necessário o preenchimento dos formulários específicos disponíveis no sítio do MME e enviá-los para o para o endereço eletrônico específico da consulta, que é o desenvolvimento.energetico.dde@mme.gov.br, também até 20 de março.

O Ministério também disponibilizou no campo de Consultas Públicas a Nota Técnica Dqual/Dipac 031/2013, do INMETRO, que avalia o impacto da regulamentação que exclui do mercado os equipamentos classificados no atual nível E de eficiência.  A regulamentação foi aprovada pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE).

Ventiladores de Teto

A difusão do uso de ventiladores de teto no Brasil é estimada em mais 45 milhões de aparelhos. Em 2009, o número de produtos era de 31 milhões, com a venda média anual estimada em 2,4 milhões de unidades.

Os Programas de Eficiência Energética possuem impacto positivo sobre o meio ambiente ao reduzir a demanda por recursos naturais. Nessa direção, a elevação de padrões de eficiência energética de ventiladores permite um consumo mais sustentável, reduzindo a demanda relativa por energia elétrica e reduzindo emissões de dióxido de carbono (C02).

Esta regulamentação associada ao programa de avaliação da conformidade também aumenta a segurança média destes produtos no mercado.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia 
www.facebook.com/minaseenergia 

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com