Fóruns Internacionais

 

 

Além do MERCOSUL, do Grupo de Estudos de Metais Não-Ferrosos e do Sistema de Certificação do Processo de Kimberley, a SGM tem participado de outros fóruns internacionais, com o objetivo precípuo de contribuir na divulgação e apoio da mineração brasileira no exterior, tais como:

DIÁLOGO GLOBAL – DG ou FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MINERAÇÃO, MINERAIS, METAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é um processo que visa estabelecer um fórum intergovernamental de alto nível para os governos que apresentam perspectivas afins, voltadas ao setor mineral, visando ao desenvolvimeto sustentável. Trata-se de uma iniciativa de caráter voluntário e de auto-organização, baseada no respeito mútuo e na responsabilidade mútua das partes integrantes. Ela foi construída considerando que as atividades a serem empreendidas seriam beneficiadas pela relevante participação de atores da indústria, ONG's, sindicatos, povos indígenas, organizações intergovernamentais, comunidades envolvidas etc. Tem o propósito de servir de mecanismo para o cumprimento de compromissos assumidos pela comunidade mundial, funcionando como uma extensão de outros foros, promovendo um diálogo global não só intergovernamental como também com a comunidade, verificando a interligação no contexto do desenvolvimento sustentável. Criado em 2005, teve o Brasil, como um dos seus sócios fundadores, juntamente com os países membros integrantes do SGT-15 Mineração do MERCOSUL. A SGM atua como ponto focal brasileiro do DG e até o presente tem participado de todas as reuniões plenárias, tornando-se coordenadora geral para os assuntos relacionados à América do Sul.

PROSPECTORS & DEVELOPERS ASSOCIATION OF CANADA - PDAC , trata-se do principal evento mundial de mineração, que é realizado anualmente em Toronto, Canadá. O PDAC é um verdadeiro fórum de oportunidades de negócios no setor mineral, cabendo às empresas e instituições participantes a apresentação de projetos específicos visando a atrair potenciais investidores, bem como, no nível macro, salientar as vantagens comparativas dos diversos países representados, num clima saudável de competição. O MME, desde 1998 vem participando efetivamente do evento, por intermédio da SGM, DNPM e CPRM, juntamente com representes de outros órgãos vinculados ao MME, bem como expressivos representantes do setor mineral brasileiro privado, os quais caracterizam as suas participações, por intermédio de estandes e a apresentação de palestras e/ou conferências, procurando divulgar o nosso avanço tecnológico no domínio da mineração e das geociências, bem como divulgar as oportunidade minerais brasileiras.

CAMMA – A "Conferência Anual dos Ministérios de Minas das Américas" é um mecanismo de consultas e coordenação política do setor mineral nas Américas. A Conferência durante as suas reuniões anuais reuniu ministros e funcionários graduados da área de mineração das Américas e do Caribe, a fim de debater políticas de mineração e compartilhar informações sobre temas de interesse do setor. Com 21 governos da região participando das Conferências anuais e assinando as Declarações Ministeriais, a CAMMA se tornou num sinalizador das preocupações do setor mineral das Américas e das ações mais prementes para atuação governamental. Além das reuniões de praxe, a coordenação da CAMMA promoveu várias teleconferências, debatendo assuntos de interesses comuns. Infelizmente, nos últimos anos as atividades desse fórum se restringiram às reuniões anuais.