Voltar

Nota - Atendimento do sistema elétrico:

O Ministério

Nota - Atendimento do sistema elétrico:

publicado: 18/01/2020 17:47,
última modificação: 18/01/2020 17:58

Com a entrada em operação em 2019 das obras de geração e transmissão da região norte, o Sistema Interligado Nacional (SIN), pela primeira vez, passou a contar com 18 mil megawatts de geração dessa região que contribuem para preservar os níveis dos reservatórios das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Essa combinação de fatores vai permitir que o País ultrapasse o período de chuvas com tranquilidade e garanta o suprimento da demanda de energia decorrente do crescimento da economia brasileira.

A última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no dia 8 de dezembro, registrou que a expansão da geração de energia em 2019 ficou 39% acima do esperado: foram acrescentados 7.331,23 MW com o total de 137 usinas. 

Para 2020, estão previstos novos 4.998,32 MW em expansão da geração.

Apesar do atraso no início da estação chuvosa, na virada de 2019/2020, as previsões para as próximas semanas são de que as chuvas devem contribuir para a preservação dos armazenamentos nos reservatórios. E mesmo que tenhamos um período úmido abaixo do esperado, o sistema elétrico dispõe de instrumentos para garantir o suprimento de energia.

 A atuação do Operador do Sistema Elétrico Nacional (ONS) considera a demanda total a ser atendida e a oferta a ser produzida pelas usinas, as condições meteorológicas, o nível dos reservatórios e a possibilidade de geração eólica e fotovoltaica.

O ONS confirma as condições de atendimento pleno à demanda de energia elétrica no país. A situação de suprimento elétrico é permanentemente informada pelo ONS ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Saiba mais (link Condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN em 2020) 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com