Voltar

Serviço Geológico do Brasil desenvolverá plataforma de planejamento e gestão

O Ministério

Serviço Geológico do Brasil desenvolverá plataforma de planejamento e gestão

A base da plataforma será a integração de informações e inúmeros benefícios serão alcançados.

publicado: 14/09/2020 13:26,
última modificação: 14/09/2020 16:56

Iniciativas para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de geração e difusão de conhecimento pelo Planejamento e Gestão Estratégica da Exploração Mineral no Brasil foram tratadas em reunião realizada na última quinta-feira (10/09), entre a Secretaria de Geologia e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). “Trata-se de uma importante medida proposta pela CPRM, com foco na atração de investimentos em pesquisa e produção mineral no País”, afirmou o secretário de Geologia e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira.

 

De acordo com o secretário, o objetivo da plataforma é disponibilizar subsídios fundamentais às empresas interessadas em realizar investimentos em exploração e produção mineral (E&P) no Brasil, que necessitam de informações consistentes, indispensáveis para dar suporte aos respectivos processos de planejamento estratégico e tomada de decisões. A ferramenta, segundo Vidigal, será desenvolvida por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, que é uma empresa pública vinculada à pasta.

 

Durante a reunião, o secretário falou sobre a necessidade do acompanhamento e de informações seguras do setor.  "As instituições que formulam e implementam a política mineral brasileira necessitam de sistemas de informações que assegurem o monitoramento da posição competitiva do País nas atividades de E&P mineral, de tal forma a encaminhar os ajustes que se façam requeridos para fortalecimento das condições de atratividade a novos investimentos", ressaltou.

 

A base da plataforma será a integração de informações. Segundo o diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, será constituído um sistema de dados das ocorrências, depósitos, jazidas e minas mapeados pelo Serviço Geológico do Brasil, o cadastro de direitos minerários da Agência Nacional de Mineração (ANM), além de informações socioeconômicas e de caráter territorial provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É, sem dúvida, uma ferramenta interinstitucional de grande importância, sobretudo neste momento em que o objetivo comum é prospectar investimentos para pesquisa e posicionar a mineração como um dos pilares indutores do desenvolvimento sustentável e socioeconômico do Brasil", destacou Colnago.

 

Com a plataforma, inúmeros benefícios serão alcançados. Entre eles, a facilidade de divulgação e a avaliação das oportunidades de investimentos em pesquisa e produção mineral no Brasil, possibilitando maior clareza sobre as potencialidades e desafios do setor. Também, melhorando a percepção da sociedade e facilitando a implementação de políticas públicas orientadas para o adequado aproveitamento dos recursos minerais com máximos efeitos para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental. Facilitará, ainda, a integração do setor mineral com o setor de infraestrutura e a área ambiental, além das cadeias produtivas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com