Voltar

Secretário José Mauro Coelho toma posse como Conselheiro da FREPER

O Ministério

Secretário José Mauro Coelho toma posse como Conselheiro da FREPER

publicado: 17/07/2020 13:17,
última modificação: 17/07/2020 13:39
Crédito: Bruno Spada/MME

O Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho, tomou posse hoje, 17/7, como membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis – FREPER.

“Queria dizer que para mim é uma honra e uma grande oportunidade tomar posse como membro do Conselho Consultivo da FREPER, esperando poder contribuir tecnicamente nos temas de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis”, afirmou.

O integrante do MME também destacou o nome da Frente Parlamentar: “Ele é muito importante no momento que vivemos de transição energética para economias de mais baixo carbono. Para o Brasil, a complementariedade entre combustíveis fósseis e renováveis é fundamental, dando maior diversidade à nossa matriz energética e segurança no abastecimento”.

O Secretário abordou os grandes desafios e oportunidades para esses importantes setores da economia nacional. Ressaltou a importância do País no mercado internacional de petróleo. "O Brasil, nos próximos dez anos, estará entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo". Além disso, ressaltou a necessidade de aprovação do Novo Marco Regulatório do setor de Gás natural, o Programa de aprimoramento dos leilões de blocos exploratórios de Petróleo e Gás Natural, o novo cenário do downstream, as novas oportunidades para investimentos no onshore brasileiro com o Programa REATE e as oportunidades provenientes dos leilões no modelo de Oferta Permanente.

Nesse contexto, José Mauro também enfatizou a importância do País em relação aos biocombustíveis e os grandes diferenciais competitivos que temos em relação a outros países. "Somos hoje o maior produtor mundial de etanol a partir da cana e o segundo maior produtor de biodiesel". Em seguida, foi destacado o potencial do Brasil para a produção de biogás e biometano e os novos biocombustíveis, como o HVO e o BioQAV.

Coelho participou de reunião da FREPER para discutir a segunda fase do estudo “Impacto da Privatização das Refinarias da Petrobras” com uma visão mais abrangente sobre o tema, assim como, sugestões estruturadas, resultado das entrevistas com stakeholders do setor e fora dele.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com