Voltar

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético participa de Fórum da AIEA

O Ministério

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético participa de Fórum da AIEA

publicado: 05/10/2020 18:01,
última modificação: 05/10/2020 18:26
Crédito: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Além do discurso de abertura realizado pelo Ministro Bento Albuquerque em 21/09, no Fórum Científico 2020 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena – Austria, o Ministério de Minas e Energia também esteve representado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE/MME). O Coordenador-Geral de Informações Energéticas, Rodolfo Danilow, foi convidado a realizar uma apresentação sobre o tema ‘Advancing the Clean Energy Transition’ no Fórum Científico.

Danilow apresentou o setor energético brasileiro dentro da ótica de integração da energia nuclear nos cenários de uso de energia com baixo nível de carbono (Integrating Nuclear Power into Low Carbon Energy Deployment Scenarios). O Coordenador-Geral destacou o papel da energia nuclear dentro do planejamento de longo prazo para o setor elétrico, apontando sua contribuição para a segurança energética, redução das emissões e, assim, para a manutenção de uma matriz elétrica limpa e diversificada. A apresentação usou como base o PNE 2050, um dos principais instrumentos de planejamento do MME, com os quais se modela e se analisa o impacto até 2050 de políticas energéticas a serem implementadas hoje. Também foram destacados os desafios e recomendações identificados para o setor de energia nuclear. O PNE 2050 encontra-se neste momento em consulta pública.

A apresentação de Rodolfo Danilow realizou-se no dia seguinte ao keynote speech do Ministro, garantindo a presença do Brasil nos 2 dias do Fórum. Além disso, a escolha do tema “Energia Nuclear por uma Transição Energética Limpa” foi classificada como oportuna pelo Ministro. Mantendo o foco do discurso sobre a mitigação da mudança climática, o Ministro refletiu sobre o fato de que o Brasil não pode prescindir da fonte nuclear - que é ao mesmo tempo resiliente, recordista de desempenho, fomentadora de inovação, facilitadora do equilíbrio no sistema elétrico e, por todos estes motivos, merecedora de divulgação, esclarecimento e fomento, por meio de debates científicos em fóruns.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com