Voltar

Restabelecimento do suprimento de energia elétrica à Macapá é prioridade

O Ministério

Restabelecimento do suprimento de energia elétrica à Macapá é prioridade

Ministro Bento visita a capital do Amapá nesta quarta-feira (04/11)

publicado: 04/11/2020 17:15,
última modificação: 06/11/2020 10:01

Nessa terça-feira (03/11), por volta das 20h47, houve uma interrupção de cerca de 250 MW de carga elétrica, afetando severamente o suprimento de energia à capital do Amapá, Macapá.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, responsável pela operação do sistema de transmissão brasileiro, o Sistema Interligado Nacional – SIN, informou que o corte abrupto de carga ocorreu em virtude de um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá, de propriedade da LMTE, sendo registrado perda total na unidade. Com isso, houve um desligamento automático das linhas de transmissão Laranjal/Macapá, assim como das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem a localidade.

Para o restabelecimento das condições normais de fornecimento de eletricidade na região, foi iniciada hoje (04/11), às 06h09, a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes, sob coordenação do ONS, que está acompanhando de perto a situação.

O MME, por sua vez, expediu Portaria instituindo Gabinete de Gestão de Crise, com coordenação da Pasta, e participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, da Eletrobras e da LMTE (agente titular da concessão de transmissão), para a atuação integrada de todos visando a buscar o rápido reestabelecimento de condições normais de fornecimento de energia ao estado.

A Portaria, destaca, ainda, a importância de que sejam apurados os fatos e responsabilidades, tempestivamente, com vistas, a prestar contas à sociedade, bem como para contribuir na identificação de medidas preventivas que devam ser adotadas para evitar incidente semelhante.

Adicionalmente, com vistas a assegurar que as ações necessárias estão sendo adotadas de forma diligente e rápida, o Ministro Bento Albuquerque, e os membros do gabinete de crise viajam hoje com vistas a avaliar “in loco” a situação do abastecimento energético do estado e buscar as linhas de ação para o restabelecimento da alimentação elétrica para o Amapá.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com