Voltar

ProGD: Confira o relatório final do Grupo de Trabalho

O Ministério

ProGD: Confira o relatório final do Grupo de Trabalho

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), lançado em 2015. O Programa tem como objetivo ampliar e aprofundar as ações de estímulo à geração de energia pelos próprios consumidores, com base nas fontes renováveis de energia - em especial a solar fotovoltaica...

publicado: 07/02/2019 09:52,
última modificação: 07/02/2019 10:40

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), lançado em 2015. O Programa tem como objetivo ampliar e aprofundar as ações de estímulo à geração de energia pelos próprios consumidores, com base nas fontes renováveis de energia - em especial a solar fotovoltaica.

Para elaboração do relatório, foram convidadas entidades de diversos setores para apresentar visões diferentes sobre o assunto. O estudo foi organizado em cinco temas: financiamento, comercialização de energia elétrica, inserção de Geração Distribuída (GD) em edificações públicas, impactos regulatórios e impactos técnicos decorrentes da implantação em massa da GD.

Segundo especialistas do MME, o relatório é considerado o primeiro passo para o crescimento da geração distribuída de forma estruturada e sustentável. Para os consumidores e para o setor elétrico, a GD traz diversos benefícios. Por estar mais próxima aos centros de consumo, pode postergar investimentos nas redes de distribuição elétrica e reduzir perdas.

O estudo foi desenvolvido por um GT composto pelo MME, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Acesse o relatório final do ProGD aqui.

Para saber mais e acessar o histórico do ProGD, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com