Voltar

Nova queda do preço do gás natural

O Ministério

Nova queda do preço do gás natural

Os preços de venda do gás natural da Petrobras, para as distribuidoras de gás canalizado, estão menores, desde o dia 01 de agosto.

publicado: 06/08/2020 09:27,
última modificação: 07/08/2020 10:28

 

Os preços de venda do gás natural da Petrobras, para as distribuidoras de gás canalizado, estão menores, desde o dia 01 de agosto. Os contratos iniciados em janeiro de 2020 terão uma redução acumulada média de 48% em dólar por milhão de BTU (US$/MMBtu), quando comparado a dezembro de 2019. Em reais por metro cúbico (R$/m3), a queda foi de 35%.

Os contratos firmados entre a estatal e as distribuidoras, a partir de janeiro de 2020, estão atrelados diretamente à variação do preço do petróleo Brent no mercado internacional e à variação cambial. A redução de preços no mês de agosto decorre das cotações do petróleo no mercado externo correspondentes aos meses de abril, maio e junho. O próximo reajuste trimestral está previsto para novembro.

Esses contratos foram firmados no contexto do Novo Mercado de Gás, programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e estruturado a partir de um conjunto de decisões que foram tomadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em 2019. Essas Resoluções, em conjunto com o Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras, e a Nova Lei do Gás (PL 6407/2013) são instrumentos de transformação e criam as condições para a remoção de barreiras que dificultam a entrada de novos agentes no setor de gás natural do Brasil.

Os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis para consulta no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 Importante ressaltar que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo custo da molécula, inclui também o transporte, a distribuição e os tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com