Voltar

Nota Informativa da 241ª reunião do CMSE (Extraordinária)

O Ministério

Nota Informativa da 241ª reunião do CMSE (Extraordinária)

CMSE avalia o atendimento eletroenergético ao SIN e ao Estado do Amapá

publicado: 30/11/2020 09:49,
última modificação: 30/11/2020 09:54

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nessa sexta-feira (27), em caráter extraordinário, para avaliar a situação hidrológica, as condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e ao Estado do Amapá.

Conforme apresentado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), convidado a participar da reunião, os volumes verificados de chuva nas principais bacias de interesse do SIN têm se mantido na média ou abaixo dos seus valores médios históricos. Como consequência, conforme destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), têm-se observado afluências críticas nas bacias integrantes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, bem como no SIN como um todo, resultando na continuidade da degradação dos armazenamentos de importantes usinas hidrelétricas no País.

O CMSE destacou que a preservação dos estoques armazenados nas usinas hidrelétricos tem sido objeto de deliberação e permanente acompanhamento do Comitê, com a atual utilização de todo o parque termelétrico disponível, respeitados os limites elétricos vigentes, e de importação de energia elétrica a partir da Argentina e do Uruguai.

Nesse contexto, e diante da perspectiva de permanência das condições hidrológicas desfavoráveis para o mês de dezembro, foram apresentadas as diversas as ações em curso, bem como proposições, que visam ao aumento das disponibilidades energéticas no SIN. O ONS destacou que foi autorizada a flexibilização de restrições hidráulicas da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Além disso, as principais proposições são:

  • Geração de usinas termelétricas que utilizam como combustível gás natural liquefeito e que, ordinariamente, são despachadas com antecedência;

  • Flexibilização de restrições hidráulicas das usinas hidrelétricas da bacia do Rio São Francisco, Ilha Solteira, Três Irmãos e da bacia do rio Tietê.

Os pleitos relacionados à flexibilização de restrições hidráulicas serão avaliados pela Agência Nacional de Águas – ANA.

Com relação ao atendimento eletroenergético ao Estado do Amapá, desde a madrugada do dia 24 de novembro de 2020, foi superada a limitação existente, sob a ótica da transmissão, e tem havido atendimento à totalidade das cargas.

Nesse contexto, o ONS apresentou estudo com proposta de regime de utilização dos recursos energéticos disponíveis para a localidade (suprimento a partir do SIN por meio dos transformadores, geração hidrelétrica da usina Coaracy Nunes e geração térmica local), tendo por diretrizes a garantia da confiabilidade do atendimento e minimização do custo de operação.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País. As definições finais sobre a reunião do CMSE de hoje serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgada conforme o regimento.

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com