Voltar

Nota informativa da 237ª reunião do CMSE

O Ministério

Nota informativa da 237ª reunião do CMSE

CMSE avalia condições de suprimento de energia no País e perspectivas para os próximos meses

publicado: 04/11/2020 19:12,
última modificação: 04/11/2020 19:17

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou, nesta quarta-feira (4), as condições de suprimento de energia elétrica no País, incluindo os efeitos do despacho de recursos adicionais, dentre os quais geração termelétrica e importação de energia elétrica, conforme deliberado no mês anterior em sua 236ª reunião (Extraordinária). Nesse sentido, foi destacada a importância da medida, especialmente diante do cenário de poucas chuvas verificado no mês de outubro, tendo assim contribuído para a menor degradação dos armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas do Sul e Sudeste e manutenção da governabilidade das cascatas.

Para os próximos dias, as previsões meteorológicas indicam o aumento das chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste, caracterizando o início do período úmido, e permanência da situação de escassez de precipitações no Sul. Dessa maneira, o CMSE indicou a necessidade da permanência da deliberação vigente quanto à possibilidade de despacho de recursos adicionais pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para fazer frente à menor utilização da geração hidráulica na região Sul.

Além disso, foi noticiado o início da consideração, a partir de novembro, nos modelos computacionais de planejamento e programação da operação das regras operativas referentes às UHEs Furnas e Mascarenhas de Moraes, perdendo, assim, a eficácia da deliberação do CMSE quanto à utilização de recursos adicionais para fazer frente ao descasamento entre essa representação nos modelos de e sua adoção pelo ONS, efetivamente iniciada em setembro de 2020.

Em relação à geração termelétrica adicional, a Petrobras, convidada para participar da reunião, realizou apresentação sobre as medidas em curso que visam à maior disponibilização de combustível para atendimento pleno à necessidade de geração indicada pelo Operador.

Dentre os demais assuntos avaliados pelo Colegiado, destaca-se a apresentação realizada pelo ONS sobre os estudos do PAR/PEL 2020, ciclo 2021-2025, que contemplam avaliações do desempenho do SIN no horizonte de 5 anos, com a indicação de obras necessárias para o adequado atendimento.

Por fim, foi relatada ocorrência no sistema elétrico do Estado do Amapá, com explosão de um transformador e que afetou gravemente o suprimento de energia elétrica às cargas da região. Mais detalhes da ocorrência estão disponíveis em Nota específica, disponível no site do MME no seguinte link: Ocorrência Amapá.

O Comitê reiterou a garantia do suprimento de energia elétrica em 2020 aos consumidores do País, com o compromisso da manutenção plena da prestação dos serviços pelo setor elétrico brasileiro.

Informações Técnicas:

Condições Hidrometeorológicas: o mês de outubro foi caracterizado pelo início tardio da estação chuvosa e de ocorrência de precipitação acima da média na bacia do rio São Francisco. Nas demais bacias hidrográficas, a precipitação foi inferior à média histórica, sendo que os maiores déficits foram observados nas bacias localizadas na região Sul. Em relação à Energia Natural Afluente (ENA) bruta, foram verificados valores abaixo da média em todos os subsistemas

Energia Armazenada: em outubro, foram verificados armazenamentos equivalentes de 23,7%, 24,1%, 56,3% e 30,0% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, e a previsão para o fim de novembro nesses subsistemas é de 20,0%, 11,5%, 45,5% e 26,8% da EARmáx.

Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em outubro de 2020 foi de 323 MW de capacidade instalada de geração centralizada[1] de energia elétrica, 350 km de linhas de transmissão e 300 MVA de capacidade de transformação. Assim, a expansão em 2020 totalizou 3.840 MW de capacidade instalada de geração centralizada1, 4.813 km de linhas de transmissão e 10.460 MVA de capacidade de transformação.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País. As definições finais sobre a reunião do CMSE de hoje serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgada conforme o regimento.

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico

 

 


[1] Em geração centralizada, é considerada a expansão das usinas dos Ambientes de Contratação Regulada (ACR) e Livre (ACL), e não são computados os montantes referentes à geração distribuída.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com