Voltar

Nota de esclarecimento sobre o fornecimento de energia elétrica no Amapá

O Ministério

Nota de esclarecimento sobre o fornecimento de energia elétrica no Amapá

publicado: 18/11/2020 10:24,
última modificação: 18/11/2020 15:51

Em relação aos eventos ocorridos na noite dessa terça-feira (17/11), no Estado do Amapá, o Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que o fornecimento de energia elétrica apresentou instabilidade, com desligamento e interrupção de 183 MW de cargas às 20h27min, incluindo o transformador da subestação de Macapá, que desligou por segurança, e a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

No processo de retomada do fornecimento de energia, houve 2 novos desligamentos ocorridos às 21h03min e 21h20min. Às 21h26min iniciou-se, novamente, a recomposição gradual do sistema e o fornecimento de energia ao estado foi recuperado com sucesso e se encontra no patamar de 80% de sua capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência.

As causas da ocorrência estão sendo investigadas.

Nos próximos dias o sistema de energia elétrica terá um acréscimo de geração com a instalação dos geradores que chegaram em Macapá. Além desses geradores, um transformador foi transportado de Laranjal do Jari/AP para a capital do Amapá e chegou ao Porto de Santana.

O Ministério de Minas e Energia está envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível. As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com