Voltar

MME realiza seminários com Canadá, Austrália e Reino Unido sobre investimentos no setor mineral

O Ministério

MME realiza seminários com Canadá, Austrália e Reino Unido sobre investimentos no setor mineral

publicado: 10/12/2020 22:58,
última modificação: 10/12/2020 23:02
Crédito: Arquivo SGM/MME

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), realiza uma série de seminários voltados à divulgação da melhoria do ambiente de negócios, com vistas ao reforço das oportunidades de investimentos no setor mineral nacional. O evento visa alcançar os principais países mineradores, em especial, aqueles com maior presença ou potencial de investimentos no Brasil. Realizaram-se, em 2, 3 e 9 de dezembro, seminários com o Canadá, a Austrália e o Reino Unido, respectivamente, que contaram com a colaboração das embaixadas desses países em Brasília, bem como do Consulado britânico, em Belo Horizonte/MG.

A iniciativa se insere no contexto da implementação do Plano de Mineração e Desenvolvimento (PMD) 2020 – 2023, em particular, o Plano 3.5, meta D, relativo a medidas para atrair investimentos, e o Plano 3.7, meta Q, sobre governança e promoção de parcerias internacionais para o desenvolvimento do setor, e meta S, referente à promoção de ambiente favorável à atração de investimentos.

O secretário de Geologia e Mineração, Alexandre Vidigal, abriu os eventos, juntamente com os respectivos embaixadores, e realçou o compromisso do governo brasileiro em expandir a mineração em termos qualitativos e quantitativos, tendo, como premissa, o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população. Vidigal enalteceu o Plano de Mineração e Desenvolvimento (PMD) 2020 – 2023, que determina linhas concretas para o desenvolvimento do setor no período, e destacou o papel desempenhado pelo setor mineral na recuperação da economia frente a pandemia da COVID 19.

Ao reconhecerem os esforços adotados pelo governo brasileiro em prol da garantia de maior segurança jurídica e reguladora do setor, a embaixadora do Canadá, Jennifer May, o embaixador da Austrália, Timothy Kane, e o cônsul britânico, em Belo Horizonte, Lucas Brown, ressaltaram o interesse de seus países em estreitar a parceria com o Brasil e promover maior participação de suas empresas no setor mineral nacional.

Os seminários contaram com apresentações de diretores da SGM, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Os temas abordados focaram nas medidas adotadas para modernizar e simplificar o processo mineral e, em particular, tratou-se do fortalecimento da ANM e da identificação, por meio de pesquisas geológicas, das potenciais reservas no País, bem como das áreas da CPRM a serem apresentadas em leilões.

Participaram dos eventos mais de 150 representantes de empresas de mineração brasileiras, canadenses, australianas e britânicas, que compartilharam a experiência em investir no Brasil. Também compareceram aos eventos os CEOs e representantes de empresas internacionais de mineração, que permitiram frutífero debate entre os participantes e os representantes governamentais.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com