Voltar

MME participa de webinar para dialogar sobre os desafios de Inovação na Cadeia de Valor Minerária

O Ministério

MME participa de webinar para dialogar sobre os desafios de Inovação na Cadeia de Valor Minerária

publicado: 08/10/2020 12:35,
última modificação: 08/10/2020 12:40
Crédito: Arquivo SGM/MME

O secretário de Geologia e Mineração, do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, participou,  em 06/10, do webinar “Diálogo Regional de Política: Desafios de Inovação na Cadeia de Valor Minerária na Região; Aprendizagem dos casos de Brasil, Argentina e Peru”, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram do evento representantes governamentais, do setor empresarial e da academia de diversos países da América Latina e Caribe.

 

Na ocasião, foram apresentados os resultados de três estudos, realizados no Brasil, Argentina e Peru, com foco em inovação. No caso brasileiro, o estudo foi conduzido pela pesquisadora Lizbeth Navas-Aleman. Em sua apresentação, a especialista indicou que concentrou sua pesquisa na cadeia de produção do cobre no Brasil, segundo produto da pauta nacional após o minério de ferro, e realçou que as reservas brasileiras possuem alto teor - entre 1.93 a 3.98% -, muito acima da média global, de 0.6%. Segundo Navas-Aleman, sua pesquisa revelou que há inovação em várias etapas da cadeia produtiva nacional de cobre, como na exploração, extração e tratamento do produto, em nível considerado “novo no mundo”. Citou, em particular, as áreas de engenharia ambiental, desenvolvimento e descomissionamento de minas e análise econômica e mineral.

 

A título de resultados e recomendações, o estudo aponta que o Brasil possui todas as oportunidades institucionais para desenvolver estratégias de mineração com base em sustentabilidade e desenvolvimento, além de indicar que a premência de segurança constitui, nesse contexto, forte indutor de inovação no País. Entre outras medidas, recomendou maior coordenação institucional e interação entre os vários centros e universidades brasileiras de pesquisa e desenvolvimento e inovação, como meio de permitir ao País ocupar posição de liderança em inovação nos planos regional e global.

 

O secretário Vidigal, destacou a importância do estudo como base crítica e científica, e afirmou a centralidade do tema de inovação e sustentabilidade na elaboração de políticas para o setor, no contexto da agregação de valor à cadeia produtiva mineral. Ele também lembrou que o Brasil possui muitas ilhas de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor mineral, concordando com a recomendação de se promover maior diálogo e interação entre esses centros.

 

O secretário também mencionou o recém-lançaçdo Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), que possui forte componente impulsionador da área de inovação, tratada no plano “seletividade de ações em mineração”. O PMD contempla metas voltadas à definição de políticas referentes a minerais estratégicos, com fortalecimento de ações para agregação de valor às cadeias produtivas de minerais como nióbio, grafeno, e outros; à adoção de tecnologias industriais 4.0 no setor mineral, entre outras várias ações.

 

Alexandre Vidigal assinalou existir na estrutura da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), departamento dedicado ao tema de inovação – o Departamento de Tecnologia e Transformação Mineral –, e indicou ter sido o PMD convertido em ato normativo pela Portaria 354, de 28 de setembro passado, tornando, assim, compulsórias as metas adotadas até 2023.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com