Voltar

MME participa de videoconferência com embaixador e empresas do Reino Unido para tratar das perspectivas do setor mineral no pós COVID

O Ministério

MME participa de videoconferência com embaixador e empresas do Reino Unido para tratar das perspectivas do setor mineral no pós COVID

publicado: 03/07/2020 09:54,
última modificação: 24/07/2020 13:15

O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, participou ontem, 1, de videoconferência com o Embaixador do Reino Unido em Brasília, Vijay Rangarajan, dirigentes e representantes de empresas britânicas na área de mineração. O encontro virtual, organizado pelo Consulado do Reino Unido em Belo Horizonte e pela Câmara de Comércio Brasil – Reino Unido (Bricham), em Minas Gerais, teve como tema as perspectivas do setor mineral no pós COVID. 
 
Durante o diálogo, o Secretário e o Embaixador britânico concordaram quanto à importância da mineração como instrumento para a retomada do crescimento econômico em meio à pandemia e ao cenário pós COVID. Na ocasião, Vidigal discorreu sobre a essencialidade da mineração no desenvolvimento de tecnologias limpas e a promoção do desenvolvimento sustentável no plano global. O secretário também reiterou a meta do Governo Federal, por meio do MME, de promover o crescimento e a expansão da mineração no Brasil, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, e, nesse contexto, destacou o inalienável compromisso do Brasil com a sustentabilidade.
 
Na oportunidade,   Alexandre Vidigal informou que, em breve, será lançado o Programa Mineração e Desenvolvimento, que consolidará a agenda da mineração no País, congregando todos os atores relevantes. O embaixador Rangarajan, por sua vez, louvou o esforço do Brasil quanto aos compromissos de sustentabilidade na mineração, inclusive no que tange à segurança de barragens, e  manifestou o apoio britânico à iniciativa “Women in Mining Brazil”, cujo plano de ação foi lançado recentemente.
 
As empresas participantes – Anglo American, Horizonte Minerals, Appian Capital, Arcelor Mittal, Verde Agritech, entre outras – manifestaram, em linhas gerais, o apoio do setor privado à política de mineração conduzida pelo Governo Federal. Realçaram a manutenção de suas atividades em meio à pandemia como expressão de sua confiança na contribuição da mineração para o crescimento econômico sustentável dos países.
 
Nesse contexto de debates sobre a mineração no pós COVID, Alexandre Vidigal participou, no últiimo dia 24 de junho, da 5ª Conferência Brasil Alemanha sobre Mineração e Recursos Naturais, organizada pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha de São Paulo. O evento contou com a participação da Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha (BMW), Andrea Junemann, e do Diretor Presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnago.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com