Voltar

MME participa do seminário Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais

O Ministério

MME participa do seminário Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais

publicado: 29/09/2020 18:00,
última modificação: 30/09/2020 13:15
Crédito: Bruno Spada/MME

 

A secretária-executiva, Marisete Pereira, e o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal, participaram nesta terça-feira, 29/9, do seminário online "Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais". O evento teve a participação de especialistas do setor mineral e financeiro, inclusive do Canadá e do Reino Unido.

“Incluir a indústria mineral na cultura de captação de recursos do mercado financeiro nacional poderá elevá-lo a um patamar de desenvolvimento do nosso País. E um dos objetivos das políticas públicas setoriais, sob o comando do MME, é dinamizar o setor mineral brasileiro, promovendo a ampliação dos bens e a diversificação da matriz mineral. Ampliar o acesso do financiamento é fundamental para alcançar esse objetivo, que reforça a oportunidade e a importância desse evento”, Marisete Pereira.

O governo federal defende que a mineração industrial, implantada em bases sustentáveis e segura operacionalmente, tem potencial para atrair dezenas de bilhões de dólares de novos investimentos ao Brasil nas próximas décadas. Um dos caminhos para este cenário se concretizar é a captação de recursos para o setor, via mercado de capitais, aqui e no exterior.

"É animador observar que um novo desenho de mudança cultural, em termos de inserção da mineração no mercado financeiro nacional, começa a ter suas primeiras formas traçadas. Há grandes oportunidades pouco exploradas para financiar o desenvolvimento e a implantação de novos projetos, principalmente os pequenos e médios", ressaltou Vidigal.

Em sua fala, o secretário lembrou do lançamento oficial do Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), que aconteceu nessa segunda-feira, 28/9, no MME e contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Clique aqui para saber mais.

Setor mineral

Nos próximos cinco anos, o setor mineral projeta injetar US$ 32,5 bilhões em novos investimentos no Brasil, no período 2020-2024. Este ano, periodicamente, a indústria da mineração tem anunciado investimentos em várias partes do País, sejam novos projetos ou ampliação de minas. Os dados são compilados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), um dos realizadores do seminário. Na visão do Instituto, incentivar o desenvolvimento da mineração industrial sustentável irá estimular negócios em muitas cadeias produtivas, e, assim, proporcionar geração de renda, tributos e empregos.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com