Voltar

MME e MTur assinam acordo para implantação de Sistema de Gestão de Energia

O Ministério

MME e MTur assinam acordo para implantação de Sistema de Gestão de Energia

publicado: 17/12/2020 17:43,
última modificação: 18/12/2020 16:59

Os Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Turismo (MTur) assinaram, nesta quinta-feira (17/12), acordo de cooperação técnica (ACT) para implantação do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do prédio ocupado pelos órgãos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

O ACT prevê a participação de colaboradores dos ministérios na concepção, implantação, operação e monitoramento do SGE. O plano de trabalho estabelece a capacitação e a disseminação interna para definir deveres e responsabilidades de cada órgão.

O ACT norteará os trabalhos dos integrantes e auxiliará a certificação da edificação na Norma ISO 50.001, além da possibilidade de conquistar o selo Procel para edificações. Os trabalhos da equipe técnica já estão em andamento e a previsão é que a certificação seja realizada até o final do primeiro semestre de 2021.

A implementação do SGE, nos moldes da Norma ISO 50.001, conta com o apoio do Projeto "Sistemas de Energia do Futuro", parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Cooperação Brasil/Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, é um projeto piloto para as demais edificações da Esplanada. A ação faz parte do Projeto “Esplanada Eficiente”, parceria entre o MME e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) que visa implementar o conceito de Gestão Compartilhada de Energia com a instalação de usinas fotovoltaicas e SGE’s em todos os blocos.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com