Voltar

MME celebra o primeiro Termo de Compromisso para a implementação do Programa Mais Luz para a Amazônia no estado do Pará

O Ministério

MME celebra o primeiro Termo de Compromisso para a implementação do Programa Mais Luz para a Amazônia no estado do Pará

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 28/8, o primeiro Termo de Compromisso para a implementação do Programa Mais Luz para a Amazônia

publicado: 31/08/2020 10:02,
última modificação: 11/09/2020 09:48
Crédito: Bruno Spada/MME

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 28/8, o primeiro Termo de Compromisso para a implementação do Programa Mais Luz para a Amazônia. O ato tem como objetivo fornecer o atendimento com energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal no Estado do Pará que ainda não possui acesso a esse serviço público ou que tenha geração de fonte de energia elétrica não renovável, nos termos estabelecidos pelo Programa Mais Luz para a Amazônia (Programa MLA).

O Termo de Compromisso foi celebrado entre o Ministério de Minas e Energia – MME e a Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A., tendo como intervenientes a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – ELETROBRAS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Conforme descrito no Termo de Compromisso, a previsão é de que 10.593 famílias, isto é, cerca de 42 mil pessoas, sejam contempladas pelo Programa MLA no Estado do Pará, no período de 2020 a 2022.

O atendimento será feito por meio de sistemas de geração que utilizam energia renovável, especialmente, a energia solar, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, além de incentivar a utilização de fontes renováveis de geração de energia elétrica.

Além disso, o acesso à energia elétrica possibilita o desenvolvimento social e econômico das comunidades localizadas na Amazônia Legal, tendo em visa que estimula o fomento de atividades voltadas para o aumento da renda familiar e pelo uso sustentável dos recursos naturais da região, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida desta população.

A Reserva Extrativista RENASCER será uma das primeiras localidades a serem contempladas pelo Programa MLA no Estado do Pará, com previsão de atendimento com energia elétrica a 205 famílias, aproximadamente 820 pessoas, até o final do ano de 2020.

Termo de Compromisso

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com