Voltar

Ministro participa do lançamento da Iniciativa da Plataforma para o Biofuturo na Clean Energy Ministerial

O Ministério

Ministro participa do lançamento da Iniciativa da Plataforma para o Biofuturo na Clean Energy Ministerial

publicado: 16/09/2020 13:29,
última modificação: 29/09/2020 12:00
Crédito: Jorge Luiz Barbosa dos Santos/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta quarta, 16/9, do lançamento da Iniciativa da Plataforma para o Biofuturo no âmbito da Clean Energy Ministerial (CEM). O lançamento contou com a participação de autoridades governamentais e representantes da indústria e teve, como anfitriões, o Ministro Bento Albuquerque e o Dr. Fatih Birol, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia (IEA).

A iniciativa promoverá a produção, o comércio e o uso global de bioenergia sustentável, por meio da elaboração de análises, políticas, programas e projetos, enfatizando o papel-chave da bioenergia na transição a uma matriz energética mais limpa. Contribuirá, ainda, para o fortalecimento do diálogo internacional entre tomadores de decisão a respeito dos benefícios, oportunidades e prioridades para incrementar o emprego da bioenergia sustentável e acelerar a bioeconomia a nível mundial.

“O Brasil tem uma longa tradição em bioenergia e biocombustíveis. Hoje nosso País pode produzir biomassa competitivamente com altos níveis de sustentabilidade, uso eficiente de recursos naturais e uma pegada de carbono extremamente baixa”, disse o Ministro durante sua fala.

Com base no trabalho que já vem sendo executado pelo Brasil e pelos outros países-membros da Plataforma para o Biofuturo, a iniciativa será implementada em parceria com o setor privado. Conforme assinalado pelo Ministro Bento Albuquerque em sua intervenção de abertura, o novo empreendimento contribuirá para difundir a agenda da bioeconomia sustentável de baixo carbono entre os demais países da CEM, reforçando o engajamento do setor privado com a Plataforma e intensificando seu impacto entre autoridades governamentais.

A Plataforma para o Biofuturo foi lançada no dia 16 de novembro de 2016 e reúne alguns dos países mais relevantes no campo da bioeconomia avançada de baixo carbono. O Brasil, atual presidente da Plataforma, também foi seu propositor original. A AIE exerce as funções de facilitador interno da iniciativa. Além do Brasil, a lista de países participantes inclui Argentina, Canadá, China, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Moçambique, Países Baixos, Paraguai, Filipinas, Suécia, Reino Unido e Uruguai.

Clean Energy Ministerial

A Clean Energy Ministerial é um fórum global de alto nível que visa promover políticas e compartilhar boas práticas para acelerar a transição a uma matriz energética mais limpa. O mecanismo inclui reuniões anuais de ministros de energia e outros participantes de alto nível. A reunião anual deste ano será sediada pela Arábia Saudita, no dia 22 de setembro, em modalidade virtual.

Clique aqui e leia o discurso do Ministro

Assista ao evento:

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com