Voltar

Ministro participa de solenidade de posse do novo Diretor da ANEEL

O Ministério

Ministro participa de solenidade de posse do novo Diretor da ANEEL

publicado: 13/11/2020 10:19,
última modificação: 13/11/2020 10:23
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou ontem (12/11), da solenidade de posse do novo Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Hélvio Neves Guerra, ex-secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), do Ministério de Minas e Energia (MME).

Em discurso, Bento Albuquerque se direcionou para Hélvio Neves Guerra: “Não tive dúvida nenhuma em indicá-lo ao Presidente Jair Bolsonaro”, afirmou. “Parabéns, por tudo que você realizou até o momento, e por tudo que com certeza você vai realizar aqui na Diretoria da ANEEL. Seja muito feliz”.

O Ministro também ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pela agência e seus servidores. “A ANEEL é uma instituição sólida, com pessoas competentes, dedicadas e comprometidas, como nós acompanhamos no dia a dia”, encerrou.

O novo Diretor disse em seu discurso estar comprometido não somente com os diretores da agência, mas também com toda a população, para que recebam energia de qualidade. “Meu compromisso é fazer a eletricidade chegar na casa dos cidadãos, dos consumidores, ter a quantidade necessária para o atendimento à demanda, ter qualidade, poder ser paga por quem a consome e ser indutora do desenvolvimento social e econômico”, finalizou.

O Diretor-geral da agência, André Pepitone, em discurso, destacou a qualidade profissional de Guerra e elogiou a decisão do governo de indicá-lo para a diretoria da ANEEL. “Sua chegada ao colegiado mostra profundo compromisso do Presidente da República Jair Bolsonaro e do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque para com a regulação no Brasil. Indicaram um técnico, um craque, um gestor comprometido com a longa tradição desta casa de diálogo e transparência. Será uma honra trabalhar ao seu lado, falo isso por mim, por toda a diretoria, e também em nome dos servidores da Casa, que tão bem o conhecem”.

Guerra é Engenheiro Eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI (1979), Mestre em Engenharia Elétrica também pela EFEI (1981) e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp (2001). De março de 2019 a outubro de 2020 ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). Entre 2001 e 2019 trabalhou na ANEEL ocupando as superintendências de Estudos e Informações Hidrológicas, de Licitações e Controle de Contratos, de Concessões e Autorizações de Geração e de Fiscalização dos Serviços de Geração. Entre 2006 e 2010 foi Presidente da Comissão Especial de Licitações da ANEEL, responsável pelos leilões de energia e linhas de transmissão.

A posse foi prestigiada também pela secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, pelo ex-diretor da ANEEL e secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, pelo presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri, além do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, e do ex-diretor geral da ANEEL José Mário Abdo, entre outras autoridades.

*Texto com informações da ANEEL

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com