Voltar

Ministro e secretário participam de live sobre a mineração pós-Covid

O Ministério

Ministro e secretário participam de live sobre a mineração pós-Covid

publicado: 10/07/2020 17:02,
última modificação: 24/07/2020 13:13

“Nós estamos vivendo um período de crise nunca antes vivida no País, provocada pela Covid-19. No primeiro semestre desse ano, o faturamento do setor de mineração foi de cerca de R$ 80 bilhões. Só em tributos serão arrecadados cerca de R$ 25 bilhões. É de grande importância para a nossa economia, para a manutenção de empregos, de renda e, efetivamente, muito importante para nosso desenvolvimento econômico”, afirmou o Ministro Bento Albuquerque em live do Banco Safra sobre as perspectivas para o setor de mineração pós-Covid.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), que também participou do evento, lembrou que o setor mineral foi o segundo setor da economia brasileira que mais contribuiu com recursos financeiros para enfrentamento dessa crise. “Depois do setor financeiro, o setor mineral foi o que mais teve uma participação direta.”

Em sua fala, o Ministro destacou a importância da mineração para o País afirmando que apenas 0,6% do nosso território tem atividade de mineração. Essa atividade gera 2,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). “Gera muita riqueza em um pequeno espaço territorial”, afirmou.

Albuquerque também disse que o Brasil possui mais de 80 tipos de minerais. Segundo ele, isso mostra uma variedade que outros grandes produtores mundiais não têm, como, por exemplo, o que ocorre com o Canadá e com a Austrália.

“Acreditamos que os trabalhos estão sendo muito bem conduzidos pela nossa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), junto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e todos os agentes setoriais. Estamos nos organizando para tornar essa atividade econômica do nosso País mais atraente, mais competitiva e gerando mais riqueza”, disse Albuquerque.

Veja a live completa no vídeo abaixo:

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com