Voltar

Ministro destaca a resiliência do setor elétrico durante pandemia em live com o Governador de MG, Romeu Zema e o Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi

O Ministério

Ministro destaca a resiliência do setor elétrico durante pandemia em live com o Governador de MG, Romeu Zema e o Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi

publicado: 07/08/2020 15:08,
última modificação: 07/08/2020 15:18

“Temos um Sistema Interligado Nacional que se mostrou, neste período de pandemia, bastante eficiente, provendo segurança energética ao País e ao consumidor” disse hoje, 7/8, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em uma live promovida pela Companhia Energética Minas Gerais (Cemig). O evento também contou com a participação do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.

A live, realizada com o objetivo de possibilitar uma breve atualização sobre os principais temas do setor energético, marca também os seis meses da atual gestão da empresa, além de prestar uma homenagem aos profissionais da Cemig, maior fornecedora de energia para clientes livres do País. A atuação da companhia estende-se a 24 estados brasileiros e ao Distrito Federal.

“A Cemig está próxima de completar 70 anos de idade com um histórico muito relevante com relação ao desenvolvimento do estado de Minas Gerais”, afirmou o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O Ministro ressaltou como o Ministério tem se estruturado em relação à situação atual, lembrando da constituição do Comitê de Crise Setorial, ainda em março, e da criação da CONTA COVID. “Reunimos todos os agentes setoriais para que juntos, nós pudéssemos construir o que fosse melhor, não só para a saúde dos colaboradores, que foram essenciais para que os serviços que a sociedade necessitava permanecessem em funcionamento, mas também à saúde do setor elétrico.

Sobre a CONTA COVID, o Ministro afirmou ser a primeira operação financeira realizada no setor de infraestrutura nacional no montante de R$ 15,3 bilhões. “Assim, garantimos a saúde do setor elétrico, particularmente das distribuidoras, para que nós mantivéssemos todos os segmentos tanto da geração quanto distribuição”.

A CONTA COVID injetou liquidez no setor elétrico, atenuando o impacto nas contas de luz dos efeitos financeiros que a pandemia da Covid-19 trouxe para as empresas do setor. Desse modo, a área foi uma das primeiras a encontrar uma solução de mercado, sem utilizar recursos do Tesouro Nacional, para alívio financeiro de seus agentes durante a crise provocada pela pandemia.

Bento Albuquerque também destacou a preocupação com os consumidores de baixa renda e aqueles que prestam serviços essenciais, mas garantiu que todos continuarão assegurados. “O desafio continua muito grande. Nos preocupamos com os consumidores, principalmente os de baixa renda, os consumidores que fazem parte de serviços essenciais. Todos eles estão de certa forma preservados até o final do ano”.

Reynaldo Passanezi comentou o momento de união que o setor vive no enfrentamento da crise. “Temos trabalhado incessantemente para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e garantir a máxima qualidade na prestação de serviço. Cadastramos mais de 250 mil clientes na Tarifa Social neste período e fizemos doação de equipamentos hospitalares. É um momento de, efetivamente, buscarmos união”.

Assista à live completa:

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com