Voltar

Ministro de Minas e Energia realizou visita técnica em duas subestações no Amapá nessa sexta-feira

O Ministério

Ministro de Minas e Energia realizou visita técnica em duas subestações no Amapá nessa sexta-feira

publicado: 20/11/2020 18:08,
última modificação: 14/12/2020 11:02
Crédito: Saulo de Vargas/ MME

Na manhã desta sexta-feira (20/11), dando prosseguimento à agenda de visitas técnicas iniciada no dia anterior, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhou o trabalho de restabelecimento total da energia elétrica no Amapá, visitando outras duas subestações em Macapá.

Inicialmente, Albuquerque se deslocou até a subestação Santa Rita e às instalações construídas pela Oliveira Energia, que irão fornecer mais 20MW ao Amapá. Durante a visita, que contou com a participação do Governador do Estado, Waldez Góes, do Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, do Secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar, o Ministro acionou um dos geradores termoelétricos. Em seguida, o Ministro realizou uma visita técnica à subestação Santana e ao parque gerador da Eletronorte.

Neste sábado (21/11), os geradores termelétricos deverão começar a fornecer energia na subestação Santa Rita e na subestação Santana. Isso, progressivamente, poderá ser expandido, até que seja atingida a carga normal de consumo, cerca de 250MW.

A perspectiva é que, dentro do cronograma de ações, no dia 26 de novembro, mais um transformador, transportado de Laranjal do Jari para Macapá, entre em operação. Com isso, o estado terá disponibilidade de energia superior ao do dia 3 de novembro. Serão 2 transformadores em operação, além da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, que está operando normalmente com suas 3 unidades geradoras que corresponde a 76MW da carga do estado.

Confira abaixo mais informações sobre o status do fornecimento de energia elétrica neste momento:

O fornecimento de energia elétrica ocorreu conforme o planejado nesta sexta-feira (20/11).  O atendimento chegou a 88% da carga média e tiveram momentos em que todos os alimentadores estavam energizados, sem necessidade de aplicação do rodízio pela Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

1.         Instalação de unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

- Hoje foi dada a partida nos primeiros geradores instalados na Subestação Santa Rita e na subestação Santana, permitindo o início dos primeiros testes;

- A ANEEL liberou o início da operação das usinas térmicas, a partir de amanhã (21/11), por meio do Despacho ANEEL nº 3.273, publicado hoje no Diário Oficial da União; e

- Operação prevista para amanhã (21/11).

2.         Instalação do 2º Transformador na Subestação Macapá:

- A montagem do 2º Transformador na Subestação Macapá foi concluída hoje (20/11);

- A partir agora os trabalhos serão focados no tratamento de óleo, ensaios e comissionamento para energização; e

- Estimativa de energização: até 26/11

O Ministério de Minas e Energia, juntamente com os Órgãos Vinculados, em coordenação com as autoridades do Estado do Amapá e Agentes Setoriais, estão envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível. As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com