Voltar

Ministro Bento Albuquerque participa de webinar promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque participa de webinar promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil

publicado: 27/10/2020 18:52,
última modificação: 03/12/2020 14:02
Crédito: Bruno Spada/ MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta terça-feira, 27/10, de webinar promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. O evento tinha como objetivo abordar as oportunidades de investimentos no setor de minas e energia no Brasil durante o período pós pandemia e as ações tomadas pelo governo no contexto da COVID-19.

Na oportunidade, Bento Albuquerque apresentou importantes dados que mostram evidentes sinais da retomada da atividade econômica no País. Citando a inadimplência, que nos últimos 60 dias, foi praticamente nula. Itaipu, que bateu recorde de produtividade, mesmo no período de seca enfrentado pela região sul. Além do número recorde de atendimento de carga no nordeste proveniente da energia eólica, chegando a 94%.

O Ministro ressaltou que os resultados são frutos de um amplo planejamento e ações do Ministério de Minas e Energia desde o início da pandemia. Ações essas que foram fundamentais para que os brasileiros se mantivessem abastecidos com eletricidade, combustíveis e matérias primas essências para o País.

Bento Albuquerque destacou a Medida Provisória (950/2020) que garantiu o desconto de 100% na tarifa para consumidores de baixa renda e alcançou mais de 10 milhões de famílias. A Conta Covid, operação financeira realizada no setor de infraestrutura nacional no montante de R$ 15,3 bilhões que garantiu a liquidez do setor elétrico e atenuou o impacto nas contas de luz dos efeitos financeiros que a pandemia da Covid-19 trouxe para as empresas do setor.

Tendo como pilares a governança, segurança jurídica e regulatória, respeito aos contratos, previsibilidade e transparência, Bento Albuquerque também relembrou que, mesmo durante o período de pandemia, houve aumento das exportações. Como por exemplo, de óleo bruto, e do minério de ferro, chegando a 96,9 bilhões de reais de janeiro a setembro. E garantiu “A nossa segurança energética não só se mostrou resiliente neste período como está preparada para a retomada da atividade econômica."

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com