Voltar

Ministro de Minas e Energia acompanha in loco restabelecimento de energia no Amapá

O Ministério

Ministro de Minas e Energia acompanha in loco restabelecimento de energia no Amapá

publicado: 19/11/2020 18:09,
última modificação: 14/12/2020 11:02
Crédito: Saulo de Vargas/MME

 

Nesta quinta-feira (19/11), o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se deslocou novamente ao Amapá para acompanhar, in loco, as ações de restabelecimento total da energia elétrica.

Assim que chegou à capital do Estado, Albuquerque, juntamente com o Governador do Amapá, Waldez Góes, realizou uma nova visita técnica à subestação Macapá, acompanhado do Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, do Secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar.

Após a visita à subestação, a comitiva se reuniu com o Governador do Estado, e representantes de órgãos estaduais, no Palácio do Governo.

O fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira (19/11) ocorreu da forma programada, com atendimento de até 86% da carga média com energia proveniente da UHE Coaracy Nunes e do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

1.         Instalação de unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

- Continua o processo de montagem e instalação dos geradores

- Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e 9 na subestação Santana

- Energização prevista até dia 21/11

2.         Instalação de 2º Transformador na Subestação Macapá

- A montagem do de 2º Transformador na Subestação Macapá foi iniciada (18/11)

- O trabalho de montagem continuou durante toda a noite e o dia de hoje (19/11)

- Estimativa de energização: até 26/11

O Ministério de Minas e Energia, juntamente com os Órgãos Vinculados, em coordenação com as autoridades do Estado do Amapá e Agentes Setoriais, estão envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível. As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com