Voltar

Ministro cumpre extensa agenda de trabalho em Itaipu

O Ministério

Ministro cumpre extensa agenda de trabalho em Itaipu

publicado: 12/08/2020 10:31,
última modificação: 26/08/2020 11:07
Crédito: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

O Ministro Bento Albuquerque cumpriu extensa agenda de trabalho em Itaipu, no Paraná. Na manhã dessa terça-feira, 11, a comitiva do Ministério de Minas e Energia (MME) visitou toda a diretoria brasileira da Itaipu, na Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage), no Centro Executivo. Em apresentação, Bento Albuquerque falou sobre a importância da hidrelétrica, a retomada do Brasil pós-pandemia do novo coronavírus, entre outros assuntos. 
 

A Usina de Itaipu é uma das maiores do mundo e a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Em visita, o Ministro destacou a importância da empresa para o setor elétrico e para as relações diplomáticas e de desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. “Itaipu Binacional representa para o sistema elétrico brasileiro a fonte de 15% do consumo do mercado nacional”, concretizou. “Cada vez que falo com interlocutores nacionais ou internacionais sobre o setor elétrico brasileiro eu menciono Itaipu. Seja pelo desempenho inigualável, mesmo diante da maior seca histórica, seja pelo que a hidreletricidade representa para a limpeza e a renovabilidade de nossas matrizes energética e elétrica”, continuou.
 

Bento Albuquerque também declarou que o Ministério de Minas e Energia trabalha em prol da modernização de todo o setor elétrico e Itaipu é parte importante de tal modernização. “Buscamos um modelo setorial com maior eficiência, competitividade, melhor alocação de custos, menos subsídios e um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável de novas tecnologias”, afirmou.
 

Em entrevista, o Ministro citou que a Itaipu Binacional terá papel fundamental no futuro do País e na retomada da economia nacional diante da crise do novo coronavírus. Mesmo com a seca histórica, a usina bateu sucessivos recordes de produtividade. Além disso, Bento Albuquerque alegou a estruturação na Conta-covid e o trabalho em médio prazo para minimizar impactos tarifários diante a quarentena.
 

Em sua apresentação, o secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Hélvio Neves Guerra, exibiu números que abordam o impacto do novo coronavírus no setor elétrico em relação à queda do consumo de energia elétrica e o aumento da inadimplência. Além disso, o secretário apresentou as ações do governo que tranquilizaram tal impacto e já demonstraram uma melhora na economia.
 

Já o secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, apresentou os desafios da modernização do setor elétrico principalmente para a Itaipu. Em exemplo a ser cumprido, Limp diz que a modernização do parque hidrelétrico deverá ser realizada em alguns anos para um total de 55 GW de potência instalada.
 

A parte da tarde contou com visita às obras estruturantes de Itaipu, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a ciclovia Tancredo Neves, Mercobal, o Posto Azteca e a ciclovia Vila A e Zerinho. Na manhã de hoje, 12, para o encerramento da agenda, a comitiva visitou as obras de ampliação da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu.
 

Fotos: Bruno Spada (MME) e Rubens Fraulini (Itaipu Binacional).

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com