Voltar

Ministro Bento Albuquerque participa de reunião de Ministros de Energia do BRICS

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque participa de reunião de Ministros de Energia do BRICS

publicado: 14/10/2020 13:37,
última modificação: 26/11/2020 12:02
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta quarta-feira (14/10), da 5ª Reunião de Ministros de Energia do BRICS, em formato de videoconferência. O evento marca o último ano da Presidência da Rússia no agrupamento. O Ministro Bento Albuquerque ressaltou o excelente nível de coordenação no âmbito do BRICS, em momento marcado pela pandemia da COVID-19. “Mais do que nunca, nossa coordenação e cooperação são essenciais. Devemos sinalizar, aos operadores públicos e aos agentes privados, nossa convergência de propósitos e nossa determinação em garantir a segurança energética dos nossos países, essencial para a retomada da atividade econômica mundial”, afirmou o Albuquerque.

No último ano, verificaram-se avanços concretos na cooperação em energia no âmbito do grupo, com a consolidação da Plataforma de Cooperação em Pesquisas Energéticas do agrupamento. A Plataforma conta com onze linhas de trabalho: estudos comparados sobre os setores energéticos dos BRICS; cooperação tecnológica; digitalização; energias renováveis; carvão; bioenergia; gás natural; transportes; eficiência energética; capacitação e “smart grids”.

Nessa reunião foram apresentados os primeiros resultados da Plataforma, materializados em relatórios detalhados sobre o setor energético nos países dos BRICS, os quais servirão de base para a prospecção de novas iniciativas de colaboração, bem como foi apresentado o levantamento consolidado sobre as iniciativas de cooperação em tecnologia da energia em curso entre os países do agrupamento.

Os países integrantes do grupo fornecem energia, diariamente, para 40% da população mundial, cerca de 3 bilhões de pessoas. São responsáveis por 37% do consumo global de energia e por 42% da energia renovável consumida no mundo.

Além dos documentos técnicos, foram aprovados nessa Reunião Ministerial: i) Comunicado Conjunto Ministerial; ii) Road Map para a cooperação em energia no BRICS.

Confira aqui a íntegra dos documentos: 

Comunicado Conjunto Ministerial

Road Map para a cooperação em energia no BRICS

Os discursos proferidos pelo Ministro Bento Albuquerque na 5ª Reunião de Ministros de Energia do BRICS estão disponíveis aqui:

14.10.2020 BRICS - Boas-vindas

14.10.2020 BRICS-Sessão 1

14.10.2020 BRICS-Sessão 2

14.10.2020-BRICS-Sessão 3 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com