Voltar

Ministro Bento Albuquerque participa da 64ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque participa da 64ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena

publicado: 21/09/2020 10:49,
última modificação: 21/09/2020 14:48

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na manhã desta segunda-feira, 21/9, da abertura da 64ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena. O Brasil é um dos Estados membros fundadores da Agência. Trata-se da primeira Conferência Geral presidida pelo argentino Rafael Grossi, que tomou posse em dezembro de 2019 e cuja candidatura foi apoiada pelo Brasil.

Em sua participação no debate geral da conferência, o Ministro de Minas e Energia reafirmou o compromisso do Brasil com a energia nuclear e seu papel fundamental no fornecimento de uma matriz de energia limpa, confiável e segura para as gerações futuras; registrou as medidas que estão sendo tomadas pelo governo brasileiro para criar novas oportunidades de investimento a longo prazo em energia nuclear; e anunciou a criação de uma autoridade nacional de segurança nuclear, que será responsável pelas atividades de regulamentação, inspeção e salvaguardas.

Amanhã, 22/9, o Ministro Bento Albuquerque participará, ao lado do Diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi, da abertura do Fórum Científico da AIEA, ocasião em que apresentará a perspectiva brasileira sobre o papel que as tecnologias nucleares podem desempenhar na luta contra a mudança do clima.

Leia o discurso do Ministro na íntegra

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com