Voltar

Ministro Bento Albuquerque, embaixadores e autoridades brasileiras visitam Floresta Nacional de Carajás

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque, embaixadores e autoridades brasileiras visitam Floresta Nacional de Carajás

publicado: 25/09/2020 17:43,
última modificação: 28/10/2020 13:41
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e comitiva composta por embaixadores e diplomatas da Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Suécia e União Europeia no Brasil, bem como procuradores federais da 4ª e 5ª Câmaras do Ministério Público Federal (MPF), realizaram uma visita à Floresta Nacional de Carajás nessa quinta e sexta-feira (24 e 25/9), no estado do Pará (PA). Foram apresentadas à comitiva ações realizadas pela empresa Vale S.A. na área da mineração ambientalmente sustentável, além de atividades que congregam o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Além disso, a ação serviu para desmistificar questões relativas à mineração na região amazônica.

"A visita foi muito proveitosa, pois podemos ver questões relativas à mineração sustentável e também serviu para desmitificar alguns aspectos da mineração na região amazônica aos embaixadores, diplomatas e procuradores", afirmou o Ministro Bento Albuquerque.

O Mosaico de Carajás fica no Sudeste do Pará, em uma região de extensa atividade que se estende do oeste do Maranhão até o Acre. A partir de imagens de satélite da Bacia do Rio Itacaiúnas, é possível acompanhar a evolução do uso e ocupação do solo da região e constatar que a área protegida com o apoio da Vale permanece conservada.

A atividade minerária no Pará é bastante desenvolvida. O estado ocupa a 1ª posição entre as unidades da Federação, considerando a renda gerada com royalties. Atualmente, o estado possui 1.838 títulos minerários ativos que dão direito à realização de atividades de lavra.

O Pará apresenta uma produção mineral diversificada, com destaque para o minério de ferro, sendo a mina de Carajás, a maior operação a céu aberto de extração desse mineral no mundo. Além disso, a região é rica em caulim, bauxita, manganês, cobre e ouro. Outros metais produzidos pelo estado incluem estanho, níquel e prata. Água mineral, gemas, fosfato, minério de silício e agregados para a construção civil são outros bens produzidos.

O sistema de produção do qual o complexo minerário de Carajás faz parte inclui mina, usina, logística ferroviária e portuária. O minério extraído na mina é transportado por correias transportadoras até a unidade de beneficiamento, seguindo desta por ferrovia para o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Localizado na Floresta Nacional de Carajás, em Canaã dos Carajás e Parauapebas, o complexo é considerado exemplo de compatibilização entre mineração e preservação ambiental, com 790 mil hectares preservados. O Brasil é o 2º maior produtor de minério de ferro do mundo.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com