Voltar

Ministério de Minas e Energia publica relatórios finais do Comitê REATE 2020

O Ministério

Ministério de Minas e Energia publica relatórios finais do Comitê REATE 2020

publicado: 09/07/2020 18:42,
última modificação: 11/07/2020 10:56
Crédito: Arquivo MME/REATE

O Ministério de Minas e Energia (MME), após conclusão dos trabalhos do Comitê para Revitalização das Atividades de Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres, publica hoje, 9, os relatórios finais do referido Comitê. Com o objetivo de propor medidas de estímulo à atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas terrestres e em suas cadeias de valor e produtivas, este Comitê foi instituído em dezembro do ano passado pela Resolução CNPE nº 27, de 12 de dezembro de 2019, que também criou o Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres, o REATE 2020.

Ao longo dos últimos seis meses, sob a coordenação do MME, participaram dos trabalhos deste Comitê representantes indicados pela Casa Civil da Presidência da República, pelo Ministério da Economia (ME), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), todos nomeados pela Portaria MME nº 61, de 06 de fevereiro de 2020. Também participaram especialistas e representantes de entidades públicas e privadas.

Visando atender às competências e aos objetivos estratégicos estabelecidos, foram criados quatro subcomitês de trabalho, com coordenações especificas: Licenciamento Ambiental, coordenado pelo MME; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Regulação e Políticas Públicas, coordenado pela ANP; Potencial de Óleo e Gás Onshore, sob a coordenação da EPE, e o subcomitê Promoção à Livre Concorrência, coordenado pelo ME.

Importante ressaltar que foram geradas pelo Comitê, ao todo, mais de quinze deliberações, cujos resultados têm o potencial de atrair maiores investimentos para o setor petrolífero terrestre, bem como o desenvolvimento de nossas reservas, gerando emprego, renda e favorecendo o desenvolvimento de uma indústria de E&P terrestre forte e competitiva, com produção crescente e com pluralidade de operadores e fornecedores de bens e serviços.

Todas as deliberações e encaminhamentos, frutos dos trabalhos deste Comitê, serão implantados e acompanhados pela segunda fase do programa REATE 2020, já em andamento, no MME. Além da nova etapa do programa ter o objetivo de implementar e monitorar os andamentos das medidas propostas pelo Comitê, também será um fórum permanente de articulação regional para a condução de temas estruturantes da cadeia de petróleo e gás natural, no âmbito do Programa REATE 2020.

Clique e acesse os relatórios:

Relatório Executivo do Comitê REATE 2020

Relatório Subcomitê I - Licenciamento Ambiental

Relatório Subcomitê II - PD&I, Regulação e Políticas Públicas

Relatório Subcomitê III – Plano de Trabalho: Potencial de Óleo e Gás Onshore

Relatório Subcomitê III - Soluções Tecnológicas para Monetização de Gás Natural em Terra

Relatório Subcomitê III – Plano de Comunicação: Recursos Não Convencionais

Relatório Subcomitê III – Estocagem Subterrânea de Gás Natural

Relatório Subcomitê III – Resumo Bibliográfico das Bacias Onshore

Relatório Subcomitê IV - Promoção a Livre Concorrência

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com