Voltar

Ministério de Minas e Energia integra o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado

O Ministério

Ministério de Minas e Energia integra o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado

publicado: 08/07/2020 12:47,
última modificação: 17/07/2020 11:20
Crédito: Bruno Spada/MME

Com o objetivo de otimizar a implementação de políticas públicas, promover maior eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade, o Ministério de Minas e Energia (MME) integrou hoje (8/7), o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). A iniciativa visa avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A assinatura de adesão ao Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) aconteceu hoje.

“Esse é um compromisso importante que nós temos e que revela toda a capacidade e a iniciativa de trazer essas boas práticas para o Ministério de Minas e Energia. É uma forma de ampliar nossa capacidade administrativa”, afirmou o secretário-executivo adjunto, Bruno Eustáquio. 

O TransformaGov reúne ações em cinco dimensões: governança e gestão estratégica, serviços aos cidadãos, arranjos institucionais e estruturas organizacionais, processos e gestão de pessoas. A execução também seguirá cinco passos até o final de 2020 - diagnóstico, ideação, elaboração, implementação e acompanhamento.

"O Plano de Transformação Institucional do MME representa mais um grande passo rumo à eficiência da Administração Federal e, ao mesmo tempo, pode apoiar a modernização do ambiente de negócios brasileiro, tendo em vista a presença das ações do Ministério no dia a dia do setor produtivo", ressaltou o secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Ricardo Veiga.

O Programa também tem como premissas a desburocratização, a digitalização de serviços e processos, a integração entre sistemas e bases de dados, a centralização de atividades de apoio, o aumento da eficiência e a otimização dos recursos humanos e dos materiais.

Eustáquio ainda destacou o pioneirismo do MME com relação à utilização da Análise de Impacto Regulatório na Pasta. “Iniciamos trabalho de Análise de Impacto Regulatório com a Controladoria-Geral da União (CGU) no Programa Luz Para Todos com desdobramentos positivos no Mais Luz para a Amazônia. Além disso, iniciamos trabalho similar para os leilões de energia com o objetivo de trazer mais competitividade”.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com