Voltar

Início da produção no Pré-Sal de Atapu

O Ministério

Início da produção no Pré-Sal de Atapu

publicado: 26/06/2020 11:42,
última modificação: 26/06/2020 12:06

O Ministério de Minas e Energia (MME) parabeniza a Petrobras e demais empresas participantes da jazida compartilhada de Atapu (Shell Brasil Petróleo, Total E&P do Brasil e Petrogal Brasil) pelo início da produção de petróleo e gás natural.  A jazida compartilhada de Atapu compreende os campos de Oeste de Atapu, Atapu e uma parcela de área não contratada da União. A produção teve início nesta quinta-feira (25 de junho), por meio da plataforma P-70, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos.

Quando estiver operando em sua plena capacidade de produção, a P-70 será responsável por um acréscimo de aproximadamente 5% com relação à atual produção nacional de petróleo, o equivalente a 150 mil barris por dia. Com 288 metros de comprimento, a unidade operará a cerca de 200 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.300 metros. Atapu contribuirá para o crescimento da produção de petróleo e gás natural no pré-sal, que se torna cada vez mais relevante para o Brasil.

A implementação deste projeto de produção robustece a realização do leilão dos volumes excedentes aos contratados em Cessão Onerosa para a área de Atapu, à medida em que reduz incertezas com relação à efetiva instalação do projeto original e fornece parâmetros para o planejamento de futuros sistemas de produção, que deverão ser viabilizados com a realização do certame licitatório no segundo semestre de 2021.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com