Voltar

Governo quer ampliar captação de recursos em Bolsa para mineração sustentável

O Ministério

Governo quer ampliar captação de recursos em Bolsa para mineração sustentável

Seminário "Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais" será gratuito e online.

publicado: 28/09/2020 17:32,
última modificação: 28/09/2020 18:11

O governo federal acredita que a mineração industrial, implantada em bases sustentáveis e segura operacionalmente, tem potencial para atrair dezenas de bilhões de dólares de novos investimentos ao Brasil nas próximas décadas e um dos caminhos para este cenário se concretizar é a captação de recursos para o setor via mercado de capitais, aqui e no exterior.

Para discutir publicamente com a sociedade esta perspectiva, no próximo dia 29, das 9h às 13h, o Ministério de Minas e Energia (MME) realizará o seminário online e gratuito "Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais". O evento terá a participação confirmada de especialistas no setor mineral e financeiro, inclusive do Canadá e do Reino Unido.

As inscrições podem ser feitas neste link – https://mineracaofinanciamento.mediastream.com.br

"É animador observar que um novo desenho de mudança cultural em termos de inserção da mineração no mercado financeiro nacional começa a ter suas primeiras formas traçadas. Há grandes oportunidades pouco exploradas para financiar o desenvolvimento e implantação de novos projetos, principalmente os pequenos e médios", diz o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), Alexandre Vidigal de Oliveira.

Acesse este link para ver a programação atualizada - https://is.gd/programacao_seminario

Setor mineral apresenta perspectivas otimistas

Nos próximos cinco anos, o setor mineral projeta injetar US$ 32,5 bilhões em novos investimentos no Brasil no período 2020-2024. Este ano, periodicamente, a indústria da mineração tem anunciado investimentos em várias partes do país, sejam novos projetos ou ampliação de minas. Os dados são compilados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), correalizador do seminário. Na visão do Instituto, incentivar o desenvolvimento da mineração industrial sustentável irá estimular negócios em muitas cadeias produtivas, e, assim, proporcionar geração de renda, tributos e empregos.

Recentemente, a Agência Nacional de Mineração anunciou a liberação de mais de 500 áreas para novas pesquisas geológicas, visando a futura implantação de projetos minerários. Em setembro, a ANM colocou em consulta pública a proposta da resolução que vai possibilitar que o empreendedor use seus direitos minerários como garantia em operações de financiamento. 

O objetivo da resolução é ampliar os mecanismos de captação de recursos, trazendo mais segurança jurídica para incentivar o crédito no setor mineral. A ação faz parte do Plano Lavra, uma série de medidas da ANM que visam minimizar efeitos da pandemia da covid-19 e trazer segurança aos investidores.

Segundo o MME, essa é uma das prioridades da política do governo para o desenvolvimento do setor mineral, estando expressamente incluída no Plano Mineração e Desenvolvimento 2020-2023 (PMD), já apresentado e previsto para ser oficialmente lançado, em 28/09/20.

Conheça os palestrantes e debatedores - https://is.gd/palestrantes

Secretária Executiva do MME e Secretário Nacional de Mineração farão a abertura do seminário

Pelo governo brasileiro vão participar a Secretária Executiva do MME, Marisete Dadald Pereira, o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, e o Diretor de Geologia e Produção Mineral, Frederico Bedran Oliveira. Marisete Pereira e Alexandre Vidigal vão participar da solenidade de abertura.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) será representada por seu Diretor Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho.

Pelo setor financeiro vão participar do seminário, entre outros: Marcelo Barbosa, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Rogério Santana e Ana Buchain, Diretores da B3 (bolsa de valores brasileira); Guillaume Légaré, Head South America, Toronto Stock Exchange (TSX); Chris Mayo, Head of Primary Markets of the Americas at the London Stock Exchange Group.

O setor mineral será representado por: Wilson Brumer, Presidente do Conselho Diretor do IBRAM; Flávio Ottoni Penido, Diretor-Presidente do IBRAM. Também participarão Luís Mauricio Azevedo, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM) e Arão Portugal, Country Manager da Amarillo Gold; Marco Antonio Fujihara, Expert in Climate Finance, ESG, Sustainable Finance.

Veja a Programação

A solenidade de abertura do seminário "Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais", às 9h, terá a participação de Wilson Brumer e Flávio Penido, dirigentes do IBRAM, e de Fernando Ferreira (XP), que apresentará a palestra “O futuro do investimento e as oportunidades em mineração”. Eles estarão ao lado de Marisete Dadald Pereira e Alexandre Vidigal de Oliveira, do MME.

O primeiro painel, “Mercado de capitais – Brasil, Canadá e UK“, será moderado por Wilson Brumer e contará com Rogério Santana, Diretor da B3, Marcelo Barbosa, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Guillaume Légaré, Head South America, Toronto Stock Exchange (TSX), e Chris Mayo, Head of Primary Markets of the Americas at the London Stock Exchange Group, além de Paulo Castellari, CEO Appian Capital Brazil.. Serão debatidos, entre vários temas, a criação de um ecossistema de investimento de longo prazo e de risco em mineração e a necessidade de um arcabouço regulatório específico, a partir dos exemplos recentes.

O segundo painel, “Novos Mecanismos de Financiamento e Compromissos Socioambientais“, debaterá como os novos mecanismos de financiamento podem melhorar os compromissos socioambientais do setor e como atingir projetos de pequeno e médio portes. Ele será moderado pela Executiva da A10 Investimentos, Ana Cabral, e contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros: Marco Antonio Fujihara, Expert in Climate Finance, ESG, Sustainable Finance, Ana Buchaim, Diretora da B3, Maria Luqueze, Diretora e Head do Brazil, UK Export Finance.

O terceiro e último painel, “Regulação e Financiamento“, discutirá temas como uso do título minerário como garantia, as necessidades de alterações normativas, como a resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM) que trata dos novos conceitos de Recursos e Reservas e o registro de contratos de royalties e streaming. O encontro será moderado pelo Diretor de Geologia e Produção Mineral da SGM/MME, Frederico Bedran Oliveira, e contará com a participação de Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luis Mauricio Azevedo, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Flávio Ottoni Penido, Diretor-Presidente do IBRAM, Arão Portugal, Country Manager da Amarillo Gold.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com