Voltar

Dia do Geólogo - Conheça um pouco sobre uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade

O Ministério

Dia do Geólogo - Conheça um pouco sobre uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade

publicado: 30/05/2020 09:51,
última modificação: 30/05/2020 10:52

 

Em 30 de maio comemora-se no Brasil o Dia do Geólogo. Uma forma de homenagear todos os profissionais que se dedicam aos estudos da geologia. Geologia é uma ciência da terra, que tem como objetivo tratar de sua origem, composição de seus processos e sua evolução, através do estudo das rochas. Já o geólogo, por sua vez, investiga não só esses aspectos como também os efeitos causados pelos impactos ambientais da ação dos seres humanos e das forças da natureza.

Neste dia, temos a oportunidade de celebrar uma das profissões mais importantes para a vida humana e também de aprender mais sobre essa ciência que está mais presente na nossa vida do que muitos imaginam. Para isso, convidamos dois profissionais de áreas distintas da geologia e que atuam no Ministério de Minas e Energia (MME): Lília Mascarenhas - Secretária Adjunta da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, e Frederico Bedran - Diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral.

Lília Mascarenhas, doutora em Engenharia Mineral, explica que o conhecimento geológico é aplicado em diversas áreas como na exploração de minérios, construção civil e até na área da indústria petrolífera. “Este profissional estuda daquilo que forma o nosso planeta. Se preocupa como os fenômenos aconteceram e como trouxeram a terra para a condição que ela está, seja para a possibilidade de extração de recursos minerais ou outros aspectos. Foram os geólogos que descobriram o pré-sal, toda essa riqueza foi descoberta por geólogos”. 

A presença da geologia em nossas vidas vai desde os aparelhos eletrônicos que utilizamos vindos de recursos minerais como ferro, alumínio, cobre à descobertas de grandes riquezas naturais como a camada pré-sal. A geologia também é muito importante para o estudo dos abalos sísmicos (terremotos), possibilitando identificar áreas de risco e intensidade de terremotos. 

Frederico Bedran, mestre na área, lembrou que apesar da importância da geologia, o profissional da área ainda não tem o devido reconhecimento. “Além do baixo salário o geólogo acaba sendo visto como um ser lúdico, isso denota a falta de valorização desse profissional” mas, aponta que é possível superar: “Tem um dever por parte da classe da geologia de buscar esse reconhecimento e a nossa atuação no MME passa por isso, de mostrar a importância da mineração e usar esses recursos minerais em prol da população. Esse é o objetivo final e fazer a conexão de que o geólogo faz parte de toda essa cadeia”, afirma Frederico.

Lília acrescentou “Nós temos nos preocupado como Ministério na divulgação do que a mineração faz, consequentemente já seria uma primeira abertura, porque ainda não há uma percepção da sociedade sobre isso. Mas, também há a necessidade de mudança de postura dos próprios profissionais em relação a divulgação da profissão”.

Lília e Fred, salientaram duas dicas para aqueles que sonham em exercer essa profissão: gostar de viajar e necessariamente curtir a natureza. Também deixaram a seguinte mensagem “A geologia é uma área linda de atuação!”. Fred complementa “Estudem muito e se abram para outras áreas"

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, fez questão de encaminhar uma mensagem em homenagem ao dia do geólogo:

O secretário cumprimenta e felicita os Geólogos pelo dia 30 de maio, data alusiva à sua profissão e que é reservada à comemoração de uma atividade tão destacada no ramo das ciências, por proporcionar o conhecimento dos bens naturais, sua evolução, transformações e interações.

E, de modo especial, parabeniza a todos os geólogos que integram a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral-SGM/MME, o Serviço Geológico do Brasil-CPRM e a Agência Nacional de Mineração-ANM, pelos excelentes serviços prestados em prol da sociedade, com elevado profissionalismo, conhecimento e dedicação, e pelo papel ímpar que desempenham para o desenvolvimento do País.

Confira o nosso podcast sobre o Dia do Geólogo AQUI

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com