Voltar

Bento Albuquerque destaca desempenho positivo do setor mineral em evento virtual de negócios

O Ministério

Bento Albuquerque destaca desempenho positivo do setor mineral em evento virtual de negócios

publicado: 17/07/2020 11:09,
última modificação: 28/07/2020 10:50
Crédito: Bruno Spada/MME

“Os resultados do setor mineral no 1º semestre se mantiveram positivos, mesmo com a pandemia”, disse o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao falar do bom desempenho da indústria da mineração brasileira, no encerramento do evento e-mineração: Evento Virtual de Negócios, que ocorreu nessa quinta-feira (16/7), em Brasília. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), contou com a participação de empresários da cadeia produtiva do setor mineral, de mineradoras e do governo federal.

Segundo o ministro, as perspectivas para o setor não eram positivas. “As primeiras avaliações para o desempenho da economia não eram nada otimistas e apresentavam encolhimento da ordem de 8% do PIB”, afirmou, ao explicar que mesmo diante dos efeitos nefastos da pandemia do novo coronavírus, a receita advinda da produção mineral brasileira, no 1º semestre de 2020, foi 1% superior à do 1º semestre de 2019, e o saldo da balança comercial mineral no 1º trimestre, já com a crise da covid-19 instalada nos países da Ásia e Europa, foi de US$ 5,2 bilhões.

Para o setor mineral, o Banco Mundial estimou diminuição dos preços das commodities em 4,7%. “Estimativas recentes apontavam a queda de 17% nos investimentos na mineração nos próximos quatro anos”, disse o ministro. Segundo ele, nos primeiros meses da pandemia, as previsões mais otimistas projetavam recuperação da economia apenas no 1º trimestre de 2021. “Felizmente não estamos vendo nada disso acontecer”, afirmou Bento Albuquerque.

O ministro também mencionou o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), um plano em prol da mineração para o período de 2020-2023, onde consta uma agenda de compromissos do governo com o setor mineral. Bento Albuquerque explicou que o documento contempla, em dez planos, um conjunto de 108 metas criadas com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento quantitativo e também qualitativo do setor mineral brasileiro. “Minha equipe tem trabalhado com bastante empenho com o intento de criar as condições necessárias para que o setor mineral possa desenvolver seu enorme potencial, tendo como diretrizes a governança, a previsibilidade e a estabilidade regulatória e jurídica”, finalizou Bento Albuquerque.

Com este plano, o governo tem como objetivo central ampliar o conhecimento geológico no Brasil; expandir as áreas sujeitas à atividade mineral; aumentar a produção e as receitas provenientes dessa atividade; elevar o grau de sustentabilidade do setor; estruturar profusão de dados oficiais sobre a mineração brasileira; aumentar a segurança jurídica, de modo a atrair investimentos, inclusive, do exterior, para projetos nessa área;  consolidar a mineração como parceiro do desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, principalmente nos municípios mineradores e nas regiões do entorno.

Em sua participação na abertura do evento, no dia 15, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do MME, Alexandre Vidigal de Oliveira, afirmou que com a parceria da mineração, o país poderá ter tempos melhores.  O secretário considerou a iniciativa do e-mineração como um exemplo de como o setor age para melhorar as perspectivas daqueles estão próximos a ele, como a cadeia de fornecedores, os municípios mineradores, e também os demais brasileiros que se beneficiam dos reflexos positivos da atividade mineral. “Os brasileiros esperam tempos melhores”, finalizou.

Também participaram da abertura do evento o presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, e o diretor-presidente do Instituto, Flávio Penido. Eles falaram sobre o tema ‘Panorama do Setor Mineral Brasileiro‘.

O e-mineração teve como objetivo promover a negociação direta de milhões de reais entre grupos mineradores e fornecedores de vários setores e prestadores de serviços de todo o país e teve como finalidade movimentar a economia de municípios em todo o Brasil ao colocar frente a frente, em um ambiente virtual, grandes grupos mineradores e pequenos e médios fornecedores e prestadores de serviços de diversos segmentos produtivos.

e-mineração: Evento Virtual de Negócios

www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com