Voltar

ANEEL: acordo permite que contas de luz sejam pagas com Pix

O Ministério

ANEEL: acordo permite que contas de luz sejam pagas com Pix

publicado: 21/08/2020 10:37,
última modificação: 21/08/2020 13:54

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Banco Central (BC) anunciaram a possibilidade de pagar a conta de luz com o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro. Com o Pix, o pagamento da fatura ocorre em questão de segundos, a qualquer hora, em qualquer dia da semana. Ele amplia para os consumidores as opções de pagamento, que pode ser feito de forma eletrônica, fácil, sem custo adicional.

Ao garantir o pagamento imediato, o Pix tem potencial de agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento. Atualmente, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas.

“A possibilidade de pagamento das faturas de energia elétrica por meio do Pix representa mais um importante avanço no atendimento aos consumidores de energia elétrica, trazendo agilidade e redução de custos operacionais”, disse o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Limp.

O acordo foi anunciado na abertura da 10ª Sessão Plenária do Fórum Pix do Banco Central, realizada nesta quinta-feira (20/8). Participaram da sessão o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, o diretor da Agência, Sandoval Feitosa, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.

O diretor-geral André Pepitone ressaltou a importância do acordo. "Nossa gestão coloca o consumidor em primeiro lugar. A busca incessante para que os consumidores tenham serviço de qualidade e soluções práticas para facilitar sua relação com as distribuidoras pauta nossa atuação na Agência. O Pix facilita esse atendimento ao consumidor. Por meio dessa iniciativa moderna, os consumidores ganham mais uma opção para pagar, em qualquer horário e dia, sua fatura eletronicamente sem precisar ir em agências bancárias, lotéricas ou postos de atendimento das distribuidoras”, comentou Pepitone.

O acordo de cooperação técnica firmado entre BC e ANEEL facilita também as atividades das distribuidoras de energia. O Pix é mais rápido e barato para essas empresas receberem pela prestação do serviço. A ANEEL fará a interlocução com as distribuidoras e com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Pix alcance todas as prestadoras de serviço e esteja adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

*Com informações da ANEEL

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com