Voltar

Amapá é conectado ao Sistema Interligado Nacional

O Ministério

Amapá é conectado ao Sistema Interligado Nacional

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) concluiu no domingo, 13/9, os procedimentos necessários para a conexão definitiva do estado do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Os serviços foram realizados pela manhã para conexão da usina térmica Santana e  da UHE Coaracy Nunes que ainda operavam de forma isolada do Sistema. Com isto, não será mais necessária a geração térmica para garantir o abastecimento na região. O Amapá estava parcialmente interligado ao SIN, com a conexão das su...

publicado: 15/09/2015 11:16,
última modificação: 17/09/2015 18:58
Crédito: Divulgação

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) concluiu no domingo, 13/9, os procedimentos necessários para a conexão definitiva do estado do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Os serviços foram realizados pela manhã para conexão da usina térmica Santana e  da UHE Coaracy Nunes que ainda operavam de forma isolada do Sistema. Com isto, não será mais necessária a geração térmica para garantir o abastecimento na região.

O Amapá estava parcialmente interligado ao SIN, com a conexão das subestações de Macapá II e Santa Rita às SE´s 230/69 kV Macapá (ISOLUX) e  Laranjal do Jari (ISOLUX).  Com a interligação total ao Sistema, o Amapá passa a atender ao critério (N-1) de perda simples, definido nos Procedimentos de Rede do Operador Nacional do Sistema. Ou seja, a partir de agora a geração térmica só será utilizada por necessidade energética ou em caso de emergência.  

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com