Voltar

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (28/11)

O Ministério

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (28/11)

publicado: 28/11/2020 17:31,
última modificação: 28/11/2020 17:36

Desde o dia 24/11, quando entrou em operação o segundo transformador da subestação Macapá, até este sábado (28/11), o fornecimento de energia elétrica ao Sistema da capital do Amapá tem sido realizado dentro da normalidade, com atendimento de 100% da carga com todos os alimentadores energizados, sem necessidade de aplicação do rodízio pela Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA.

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

Instalação de unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

- As empresas geradoras de energia contratadas pela Eletronorte continuam trabalhando para disponibilizar os45 MW de capacidade instalada. A expectativa é de conclusão de todas as instalações até 30/11; e

- Em 24/11 foi emitida a Portaria MME nº 415/2020, a qual abre caminho para a instalação de mais geradores de energia no Sistema de Macapá, os quais continuam em fase de testes.

Instalação de Transformador na subestação Macapá:

- Os transformadores instalados na SE Macapá tem funcionado normalmente, com operação dentro de suas capacidades.

Transferência de transformadores para o Amapá:

- Ontem (27/11), a diretoria da ANEEL decidiu, em reunião extraordinária, pela transferência onerosa de um transformador da subestação Boa Vista, em Roraima, para a subestação Macapá, bem como de um transformador da subestação Vila do Conde, no Pará, para a subestação Laranjal. A medida visa ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá.

O Ministério de Minas e Energia segue coordenando ações para viabilizar as transferências aprovadas pela ANEEL, além de alternativas para a recomposição das instalações dasubestação Boa Vista tempestivamente à necessidade do sistema de Roraima.

O Ministério de Minas e Energia informa, ainda, que as razões para os desligamentos ocorridos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com