Voltar

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (23/12)

O Ministério

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (23/12)

publicado: 23/12/2020 09:05,
última modificação: 23/12/2020 10:07

Nesta semana, o fornecimento de energia elétrica do estado do Amapá tem se mantido dentro da normalidade, com atendimento à 100% da carga e com todos os alimentadores energizados.

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

1.      Unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

  • 75 MW de capacidade instalada de geração térmica, disponíveis para a operação.

2.      Transformador na subestação Macapá:

  • Todos os três transformadores instalados na SE Macapá, com operação dentro da normalidade, e capacidade adequada ao suprimento eletroenergético do estado do Amapá.

3.      Transferência de transformadores para o Amapá:

  • A medida visa ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá.
  • Em 23/12/2020, às 03h12min, foi energizado na SE Macapá, o transformador deslocado a partir da SE Boa Vista. A subestação retorna à condição de 3 transformadores disponíveis à operação do sistema elétrico, sendo possível trazer mais confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá. Em 2021 serão mantidas as tratativas para que a subestação retorne à condição original, ampliando a capacidade eletroenergética dos atuais 350 MVA para 450 MVA.
  • Adicionalmente, em 23/12/2020, o transformador da SE Vila do Conde chegou, após transporte por via fluvial, à subestação de Laranjal do Jari.

O Ministério de Minas e Energia segue coordenando as ações para viabilizar as transferências aprovadas pela ANEEL, além de alternativas para a recomposição das instalações da subestação Boa Vista tempestivamente à necessidade do sistema de Roraima.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com