Voltar

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (11/12)

O Ministério

Ações de acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no Amapá (11/12)

publicado: 11/12/2020 18:12,
última modificação: 11/12/2020 18:25
Crédito: Foto TR Boa Vista embarcado em Manaus

Nesta semana o fornecimento de energia elétrica do estado do Amapá tem se mantido dentro da normalidade, sem grandes ocorrências, com atendimento à 100% da carga e com todos os alimentadores energizados.

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

Unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

- 75 MW de capacidade instalada de geração térmica, disponíveis para a operação.

Transformador na subestação Macapá:

- Dois transformadores instalados na SE Macapá, com operação dentro da normalidade, e capacidade adequada ao suprimento eletroenergético do estado do Amapá.

Transferência de transformadores para o Amapá:

- A medida visa a ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá;

- Em 02/12/2020 foi iniciado o deslocamento do transformador da subestação Boa Vista para Macapá/AP. O primeiro trecho foi rodoviário até Manaus/AM, de onde partiu, em 09/12/2020 pelo rio Amazonas com destino ao porto de Santana/AP; e

- Esta semana o transformador de Vila do Conde começou a ser desmontado e preparado para o transporte até a subestação Laranjal.

O Ministério de Minas e Energia informa, ainda, que as razões para os desligamentos ocorridos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes, além de alternativas para a recomposição das instalações da subestação Boa Vista tempestivamente à necessidade do sistema de Roraima.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com