Voltar

300ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Itaipu Binacional

O Ministério

300ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Itaipu Binacional

publicado: 26/06/2020 18:03,
última modificação: 03/07/2020 12:25
Crédito: Bruno Spada/MME

Na manhã de 26/6/2020, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Tratou-se da primeira Reunião do Conselho de Administração com a participação do Ministro, desde a sua nomeação como Conselheiro da Empresa Binacional, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A Reunião foi realizada por videoconferência e presidida pelo Deputado Victor González, do lado paraguaio.

Após receber as boas-vindas dos Diretores-Gerais da Empresa, dos Representantes dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, bem como de suas contrapartes da Margem Esquerda (Brasil) e da Margem Direita (Paraguai) no Conselho de Administração, o Ministro Bento Albuquerque pronunciou as seguintes palavras:

“SENHOR PRESIDENTE DA 300ª REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ITAIPU BINACIONAL, DEPUTADO VICTOR GONZÁLEZ,

SEÑOR DIRECTOR-GENERAL, ERNST BERGEN,

SENHOR DIRETOR-GERAL, GENERAL JOAQUIM SILVA E LUNA, E

SENHORA E SENHORES MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ITAIPU BINACIONAL,

COMO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA DO BRASIL E COMO CIDADÃO, SINTO-ME ESPECIALMENTE HONRADO EM INTEGRAR O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DESTA EMPRESA, ÚNICA PARA PADRÕES DA REGIÃO E DO MUNDO.

ITAIPU É ÚNICA, NÃO SOMENTE POR:

• TER ATINGIDO ESTE ANO O RECORDE ACUMULADO DE 2,7 BILHÕES DE MWh PRODUZIDOS DESDE 1984;

• ACRESCENTAR 100 MILHÕES DE MWh À PRODUÇÃO ACUMULADA A CADA 14 MESES;

• MANTER A LIDERANÇA EM PRODUÇÃO ANUAL, EM EFICIÊNCIA E EM ÁREAS PROTEGIDAS;

• TER ALTÍSSIMO ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE DE SUAS UNIDADES GERADORAS, E INDISPONIBILIDADE FORÇADA PRÓXIMA DE ZERO;

• FAZER SEU PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA SEM SE DAR AO LUXO DE PARAR DE FUNCIONAR; E

• SER ESTRATÉGICA PARA AS INFRAESTRUTURAS DO PARAGUAI E DO BRASIL.

MAS, PRINCIPALMENTE, POR UMA CONJUNÇÃO FELIZ DE FATORES, SENDO QUE UM DELES ESTEVE PRESENTE DESDE O INÍCIO: A APOSTA DOS ESTADOS, PARAGUAIO E BRASILEIRO, NO ÊXITO DO EMPREENDIMENTO.

PODEMOS DIZER, HOJE, COM SEGURANÇA, QUE NÓS ESTÁVAMOS CERTOS EM FAZER A APOSTA QUE FIZEMOS !!!

NO MOMENTO DA ASSINATURA DO TRATADO, TINHA-SE A NOÇÃO EXATA DE QUE ENERGIA SIGNIFICAVA PROGRESSO, DE QUE NÃO HAVERIA DESENVOLVIMENTO SEM ENERGIA.

ENTRE OS DOIS CHOQUES DO PETRÓLEO, VINHA COM FORÇA, TAMBÉM, A NOÇÃO DE QUE PRODUZIR ENERGIA LIMPA E DISSOCIADA DE FONTES FÓSSEIS SERIA BOM PARA A REGIÃO. PARAGUAI E BRASIL SÃO EXEMPLOS BEM SUCEDIDOS, PARA O MUNDO, DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA PARA MATRIZES LIMPAS.

ESTE É UM TEMA, EM RELAÇÃO AO QUAL PARAGUAI E BRASIL PODEM SE SENTIR CONFORTÁVEIS EM QUALQUER FORO INTERNACIONAL DE ENERGIA OU CLIMA. ITAIPU COLOCANOS NA VANGUARDA DA CONDUÇÃO DA AGENDA MAIS SENSÍVEL AO MUNDO, NO SÉCULO XXI.

JUNTO-ME AOS SENHORES EM UM MOMENTO FUNDAMENTAL DA VIDA DA BINACIONAL.

DENTRO DE, APROXIMADAMENTE, TRÊS ANOS, O PARAGUAI E O BRASIL TERÃO DIANTE DE SI O DESAFIO DE PROCEDER À REVISÃO DO ANEXO C DO TRATADO DE ITAIPU. O TRATADO E SEUS ANEXOS COMPLETA 50 ANOS. A USINA ESTARÁ AMORTIZADA. A ENGENHARIA DIPLOMÁTICA, JURÍDICA E FINANCEIRA DO ANEXO C TERÃO FUNCIONADO. TEREMOS MUITO O QUE CELEBRAR.

CADA LADO, A SEU MODO, VEM SE PREPARANDO PARA REVER AS BASES FINANCEIRAS E DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ELETRICIDADE DE ITAIPU. NATURALMENTE, AINDA, NÃO NOS SENTAMOS PARA CONVERSAR, NEM É ESTE O FORO EM QUE SE NEGOCIARÁ A REVISÃO. ESTA É UMA MISSÃO PARA AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, QUE, EM SEU TEMPO, POR MEIO DE SUAS CHANCELARIAS, SE REUNIRÃO.

MESMO ASSIM, OUSO DIZER QUE NÓS NÃO PARTIREMOS DO ZERO, COMO EM 1973. NEM FAREMOS EXERCÍCIOS DE PROJEÇÃO PARA O MILÊNIO SEGUINTE, COMO OS TOMADORES DE DECISÃO DAQUELE MOMENTO. PARTIREMOS DE UMA BASE SÓLIDA, DE CONVIVÊNCIA DIUTURNA E EXITOSA NA ADMINISTRAÇÃO DESTE GRANDE PROJETO, REALIZADO E RECORDISTA, QUE É ITAIPU BINACIONAL.

DESTE ESPAÇO, SENHORAS E SENHORES, ESPERO PODER CONTRIBUIR PARA OS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO SOBRE OS TEMAS ELENCADOS NO ARTIGO 19 DO REGIMENTO INTERNO, E DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR O TRATADO.

TEREI, IGUALMENTE, EXCELENTE OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR A ADMINISTRAÇÃO DE ITAIPU, EMPRESA VINCULADA AO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA NO BRASIL.

AGUARDO, COM GRANDE INTERESSE, O INÍCIO DOS DEBATES SOBRE AS IMPORTANTES DECISÕES QUE SERÃO TOMADAS NA MANHÃ DE HOJE.

MUITO OBRIGADO, MAIS UMA VEZ. CAROS AMIGOS, PEÇO QUE CONTEM COM O MEU MAIS DEDICADO EMPENHO NO CUMPRIMENTO DESTA MISSÃO.

SEÑORA Y SEÑORES CONSEJEROS, ESTIMADOS AMIGOS, CUENTEN CONMIGO EN EL CUMPLIMIENTO DE ESTA NOBLE MISIÓN, CON PERMANENTE INSPIRACIÓN EN LA AMISTAD QUE UNE AL BRASIL Y AL PARAGUAY. MUCHAS GRACIAS !!!”

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com