Voltar

10 de julho - Dia do Engenheiro de Minas

O Ministério

10 de julho - Dia do Engenheiro de Minas

É um dia para homenagens a estes profissionais que se dedicam à pesquisa, à exploração e ao aproveitamento dos recursos minerais.

publicado: 09/07/2020 23:04,
última modificação: 24/07/2020 13:13
Crédito: Arquivo MME

Você sabia que a profissão de Engenheiro de Minas é uma das mais antigas do ramo da Engenharia no Brasil? E que 10 de julho é a data na qual se comemora a sua criação, em referência ao aniversário de Pedro Demóstenes Rache, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA? É um dia para homenagens a estes profissionais que se dedicam à pesquisa, à exploração e ao aproveitamento dos recursos minerais e que, normalmente, atuam juntamente com os profissionais da área de Geologia.

Faz parte do dia a dia do Engenheiro de Minas realizar pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais, identificar a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, a localização e, também, a extensão das minas.

A mineração é essencial para a vida humana pois está presente em tudo o que fazemos e consumimos, desde os chips de computadores e telefones até a construção civil e a agricultura. Daí a importância destes profissionais caminharem sempre lado a lado com a consciência ambiental, buscando utilizar os recursos naturais de forma a promover o desenvolvimento sustentável.

A profissão de Engenheiro de Minas foi regulamentada durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, pelo decreto nº 23.569/1933, mas sua história vem do século 19, sendo o segundo curso de Engenharia no país, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e sua Escola de Minas – hoje, Universidade Federal de Ouro Preto -, em 12 de outubro de 1876.

O Brasil tem grande potencial mineral devido à variedade de tipos de solos e sua grande extensão territorial. Por este motivo, conta com 30 cursos ministrados por 28 Instituições de ensino. Como outras engenharias, os primeiros anos da graduação são destinados a uma formação mais ampla, com disciplinas que abrangem as áreas da física, química e a matemática. O curso tem duração de 5 anos, mas somente próximos a sua conclusão os estudantes passam a ter contato com disciplinas específicas da área como geologia, topografia e mineralogia, além de visitas técnicas.

Vale destacar que, para exercer a função de Engenheiro, é necessário registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Aproveite para conhecer outra profissão, de geólogo, de extrema importância para o setor da mineração e desenvolvimento da sociedade! Ouça o nosso podcast sobre o Dia do Geólogo clicando em http://antigo.mme.gov.br//podcast-do-mme/-/asset_publisher/541OpePPqhN4/content/dia-do-geologo-conheca-um-pouco-sobre-uma-das-profissoes-mais-importantes-para-o-desenvolvimento-da-sociedade

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com