Processo de Monitoramento

 

A fim de conferir formalidade, tornando o processo de acompanhamento do cronograma de implantação da Modernização do Setor Elétrico uma ferramenta de estado, o escritório de projetos do MME, desenvolveu uma rotina para o monitoramento das ações, que será executado por meio de três ciclos, quais sejam:

  • Ciclo Estratégico – Reunião de Avaliação Mensal – RAM
  • Ciclo Tático – Reunião de Avaliação Periódica – RAP
  • Ciclo Operacional – Mecanismo de Monitoramento de Marcos – 3M  

O Ciclo Estratégico envolve reuniões mensais cujo objetivo é informar dirigentes para que orientem os trabalhos. Integra essa camada da estrutura de monitoramento a Secretária-Executiva do MME, os secretários de Energia Elétrica e de Planejamento e Desenvolvimento Energético, os chefes da Assessoria Econômica e Consultoria Jurídica do MME. Neste ciclo, ocorre a participação dos pontos focais e instituições que compõem a Modernização do Setor Elétrico, como forma promover uma melhor definição das diretrizes dos trabalhos.

O Ciclo Tático tem como objetivo o monitoramento do andamento das ações e mapeamento de eventuais alterações de cronograma/escopo. As reuniões nesta camada têm sua periodicidade definida a partir da natureza das ações que compõem a frente de atuação, além de poderem ocorrer sempre que demandadas pelo EP ou pelos pontos focais. Esses encontros priorizam (i) atividades consideradas emergenciais/prioritárias (ii) atividades com conclusão prevista para os próximos 90 dias e (iii) atividades com intercorrências em sua execução, informadas pelos pontos focais.

O Ciclo Operacional tem como objetivo monitorar o alcance dos marcos das ações e eventuais necessidades de alterações de cronograma/escopo. Nesta camada não há periodicidade fixa de momentos de monitoramento, e suas reuniões ocorrem sempre que demandado pelo ponto focal ou responsável pela ação. Essas reuniões priorizam (i) marcos considerados emergenciais/prioritárias pelo ponto focal, (ii) atividades com conclusão prevista para os próximos 90 dias, e (iii) atividades com intercorrências em sua execução, informadas pelos pontos focais.

A partir do trabalho desenvolvido no âmbito dos 3 ciclos mencionados, por se tratar de um processo evolutivo, é possível que seja proposta a criação, exclusão e/ou modificação de ações e/ou frentes de atuação, bem como ajuste em seu cronograma de execução.