Voltar

Ministro participa de lançamento do Panorama Energético Mundial

O Ministério

Ministro participa de lançamento do Panorama Energético Mundial

publicado: 14/12/2020 16:04,
última modificação: 14/12/2020 16:08
Crédito: Bruno Spada

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou hoje, 14/12, do lançamento, no Brasil, do Panorama Energético Mundial (Global Energy Outlook). Elaborado pela Agência Internacional de Energia (AIE), o documento é a principal publicação da AIE, referência obrigatória para o desenho e a implementação de políticas e estratégias para o setor de energia. O evento, em formato virtual, teve, como moderador, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, e também contou com a presença do Diretor-Executivo da AIE, Fatih Birol.

Em suas palavras de abertura, Bento Albuquerque declarou que, apesar da situação sanitária não ter permitido a visita de Fatih Birol ao Brasil, ele fez questão de organizar o seminário, em formato virtual, de maneira a não apenas sinalizar a importância do trabalho da AIE, e do Outlook em particular, mas, também, para registrar o excelente nível de cooperação que o Brasil possui com aquele organismo internacional.

Lembrou que, desde que o Brasil se associou à AIE, em 2017, tem-se desenvolvido intensa cooperação, por meio da participação em programas de treinamento, debates técnicos, trocas de informação, compilação de dados estatísticos ou, ainda, iniciativas internacionais de que o País faz parte, em conjunto com a agência, tal como a Plataforma para o Biofuturo, que, em parceria com outros 19 países, visa a promover e impulsionar o uso global da bioenergia.

“Todos conhecem a experiência acumulada pelo Brasil nesse setor, em particular, no desenvolvimento e uso dos biocombustíveis, em que somos referência mundial, e nosso empenho para a disseminação dessa experiência” ressaltou o ministro. “Tenho tido a oportunidade de apresentar as medidas adotadas pelo Brasil para lidar com os impactos da pandemia no setor de energia, que tiveram o objetivo de ampliar a resiliência do nosso sistema, reforçar a segurança energética e garantir o acesso à energia, especialmente para os segmentos mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social”, afirmou.

No campo das energias limpas, Bento Albuquerque lembrou o programa de transição de energias limpas (Clean Energy Transitions) e falou sobre o trabalho conjunto desenvolvido em 2020, com vistas a aperfeiçoar os dados sobre inovação em energias limpas, acelerar os ganhos com eficiência energética e reforçar as condições para as reformas em curso no setor elétrico e na conformação do novo mercado de gás no Brasil.

“Estou certo de que o Outlook 2020 será de grande utilidade para os nossos exercícios de planejamento nacional e para o desenho de políticas que atendam, tanto as nossas necessidades presentes, de acordo com as especificidades e capacidades individuais do Brasil, quanto o nosso compromisso coletivo com as futuras gerações”, concluiu Bento Albuquerque.

Acesse à íntegra do discurso do ministro clicando aqui

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com