Voltar

PPSA vai avaliar volumes de Sépia e Atapu nos contratados do Excedente da Cessão Onerosa

O Ministério

PPSA vai avaliar volumes de Sépia e Atapu nos contratados do Excedente da Cessão Onerosa

publicado: 29/01/2020 10:14,
última modificação: 29/01/2020 11:15

A PPSA será a representante da União para avaliar os volumes das áreas de Sépia e Atapu nos contratados do Leilão dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa. A Portaria MME nº 23, publicada hoje, 29, também prevê a negociação entre PPSA e Petrobras sobre os valores da compensação pela licitação.

Para o cálculo das participações da União e da cessionária, a ser submetida à aprovação da ANP, a Petrobras deverá compartilhar com a PPSA os dados necessários e será utilizada a proporção entre o volume excedente ao contratado em Cessão Onerosa e o volume recuperável de hidrocarbonetos em petróleo equivalente das futuras áreas coparticipadas nos campos de Atapu e Sépia. Ao final do processo, as partes deverão efetuar o cálculo da compensação devida à Petrobras pelo futuro contratado em regime de Partilha de Produção, como contrapartida à aquisição parcial dos ativos da cessionária nas áreas de Atapu e Sépia.

Na Licitação dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa, conhecida como megaleilão do pré-sal, realizada no dia 06 de novembro de 2019, houve a oferta de quatro blocos na bacia sedimentar marítima de Santos, sendo arrematados dois blocos: Búzios e Itapu. Esses dois blocos arrecadaram um total de R$ 69,96 bilhões em bônus de assinatura. Entretanto, não houve oferta para as áreas de Atapu e Sépia.

A publicação é o primeiro e importante passo para a nova licitação das duas áreas e têm como premissa o aumento da atratividade do certame para o mercado, com a consequente geração de maior arrecadação para a União, por meio da diminuição das incertezas envolvidas no processo.

PORTARIA Nº 23, DE 27 DE JANEIRO DE 2020

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com