Voltar

MME e IEA realizam webinar sobre reforma do setor de gás natural

O Ministério

MME e IEA realizam webinar sobre reforma do setor de gás natural

publicado: 24/09/2020 14:09,
última modificação: 24/09/2020 14:47

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), promove, no próximo dia 29 de setembro, o webinar “Implementando a reforma do setor de gás natural no Brasil - Perspectivas da experiência europeia”.  Na ocasião, serão apresentados alguns dos principais resultados das análises e discussões empreendidas nesses anos de colaboração entre o MME e a IEA, com foco na reforma do setor, realizada graças ao apoio do Prosperity Fund do Reino Unido.

O evento, que será aberto às 10 horas, contará com a participação de técnicos e especialistas brasileiros e estrangeiros do setor de gás natural, representando órgãos governamentais e organismos internacionais. O MME estará presente com o secretário adjunto, Bruno Eustáquio de Carvalho, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e a diretora do Departamento de Gás Natural, Symone Araújo.

Pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) irá o diretor de Infraestrutura e Transporte, Hélio Bisaggio, representando a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a diretora de Óleo, Gás e Biodiesel, Heloísa Borges, e, pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto – ATGÁS, o presidente Rogério Manso. O segmento internacional, além dos membros da IEA, contará com representantes de organismos da Áustria, Espanha, Reino Unido e Holanda. A íntegra da agenda dos participantes pode ser acessada aqui.

No decorrer do webinar, especialistas em gás natural da IEA apresentarão as principais conclusões da análise do mercado global de gás, incluída no recém lançado relatório Gas 2020. Irão mostrar, ainda, os principais aspectos da experiência europeia na implementação da reforma do mercado de gás, com foco em questões regulatórias cruciais como mecanismos de alocação de capacidade, balanceamento do sistema, estocagem de gás e reforma do setor de distribuição. Questões estratégicas mais amplas também serão abordadas no webinar, entre elas, diversidade de gênero e o papel do gás no desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.

A ideia é a realização de um evento interativo. Ao longo de sua realização, portanto, perguntas poderão ser encaminhadas, por escrito, aos palestrantes, para as devidas respostas. O propósito é, ao final, trazer comentários de instituições brasileiras sobre as ações em andamento e sobre os próximos passos em direção à implementação da reforma do setor.

Uma primeira fase dessa parceria MME/IEA levou à publicação, em 2018, do relatório da IEA intitulado “Rumo a um mercado competitivo de gás natural no Brasil”, disponível aqui.

O webinar tem previsão de encerramento ao meio-dia. Interessados em participar podem fazer suas inscrições aqui.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com