Voltar

Ministro ressalta sinais da recuperação econômica em fórum de diálogo sobre política, economia e cultura da América Latina e do Caribe

O Ministério

Ministro ressalta sinais da recuperação econômica em fórum de diálogo sobre política, economia e cultura da América Latina e do Caribe

publicado: 16/07/2020 16:46,
última modificação: 22/07/2020 15:44
Crédito: Bruno Spada/MME

“O Brasil está no radar dos investidores”, disse hoje, 16/7, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no evento Council of the Americas (COA), principal fórum de diálogo sobre política, economia e cultura da América Latina e do Caribe. O Ministro ressaltou os sinais da recuperação econômica brasileira e as ferramentas e estratégias utilizadas para sair da crise.

No setor de energia elétrica, falou sobre a melhora no consumo. Apesar da redução de cerca de 15% do consumo no início da pandemia em comparação com o ano de 2019, agora observa-se que os números retornaram ao nível de consumo do último ano com um pequeno aumento. Albuquerque também ressaltou o declínio de inadimplentes nos últimos 60 dias. “De um pico de 10% de abril, chegamos a 2,4% em junho, em comparação com uma taxa média de 1,7% em 2019. De fato, representa um sinal claro de recuperação.”

Mesmo durante a crise, o Ministro elencou sinais de resiliência e preparação das atividades ligadas à Pasta:

• A capacidade de geração de energia expandida em mais de 3 GW;

• A Itaipu Binacional alcançou seu pico na taxa de operação em 2020;

• A planta nuclear de Angra 2 também marcou recorde na produção de energia desde 2001. Alcançou a taxa de geração acumulada de 200 milhões de MWh em 29 de junho de 2020;

• No setor de mineração, atualizamos nosso quadro regulamentar e estamos trabalhando com todas as partes interessadas, visando a abertura da produção de urânio ao setor privado; e

• No setor de petróleo e gás, em abril, a Petrobras atingiu um registro histórico de 1 milhão de barris por dia em exportação de óleo bruto e exportação de óleo combustível e óleo de bunker.

Sobre parcerias internacionais destacou os leilões. Os de energia elétrica atraíram mais de 10 países. Apenas o de linha de transmissão foram envolvidos na competição 10 países e 30 empresas. Os de petróleo e gás contaram com a participação de nove países. No setor de mineração, foi realizado o primeiro leilão em direitos minerários em 50 anos, abrindo parcerias privadas nas áreas de conhecimento, exploração e produção.

“Nosso ambiente regulatório está sendo atualizado para atrair mais empresas estrangeiras para o Brasil. 35% do capital estrangeiro total investido no Brasil em 2019 foi concentrado em Minas e Energia”, afirmou.

O evento contou com a participação de investidores de mais de 35 instituições, tais como: bancos e fundos multisetoriais de investimento, agências de riscos, agentes do setor de petróleo e gás, agentes do setor de energia elétrica e agentes do setor de mineração.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com