Voltar

Ministro Bento Albuquerque participa da abertura do Oil & Gas Week 2020

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque participa da abertura do Oil & Gas Week 2020

publicado: 27/10/2020 11:44,
última modificação: 03/12/2020 14:01
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta segunda-feira, da abertura da 1ª edição do Oil & Gas Week 2020. Por meio de videoconferência, o evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), com objetivo de atrair investimentos, conhecimentos e oportunidades para o setor. 

Segundo o Ministro, o estado do Espírito Santo (ES) é o 3° maior em produção de petróleo e gás natural do Brasil. “A produção atual é maior do que 250 mil barris de petróleo por dia, provenientes de 40 campos em terra e mar.”, afirmou Bento Albuquerque. “Há perspectivas promissoras de continuar expandindo a produção”, concluiu.

O Ministro também ressaltou a permanente colaboração do estado aos programas do Governo Federal voltados, em especial, para a área de petróleo e gás natural, como, por exemplo, a participação no Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE).

Com isso, o Ministro anunciou que o calendário para a realização da Mesa REATE no Espírito Santo, já foi definido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e ocorrerá no mês de março de 2021. “A finalidade será identificar, discutir e solucionar os principais desafios encontrados para o desenvolvimento das atividades no estado, de modo que novos investimentos ocorram no setor”, explicou.

Bento Albuquerque também destacou, a recente iniciativa de empresas que assinaram um memorando para a construção de uma mini refinaria, que terá capacidade para processar 30 mil barris de petróleo/dia, produzindo gasolina, diesel, bunker marítimo e óleo combustível, e a construção de uma fábrica de lubrificantes que será abastecida por petróleo local.

Para finalizar, o Ministro lembrou da importância da participação do ES no Novo Mercado de Gás. “Destaco os esforços do estado na harmonização da regulação estadual e federal, em especial, a modernização do contrato de concessão para distribuição de gás natural. ” Além disso, Bento Albuquerque cita o plano de cativo de processamento e escoamento de gás natural, que identificou a possibilidade de três novas rotas de escoamento de gás natural para a costa do estado.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com